Demos uma entrevista muito legal para os amigos da @Youse! De São José dos Campos para o mundo, provando que a inovação não vem só de fora. Seja Kit Livre! ??

Frequentemente, as imagens de pessoas que usam cadeiras de rodas são paradas, sem movimento. Mas para os irmãos gêmeos Júlio e Lúcio Oliveto não deveria ser assim. Por isso, eles se juntaram para criar um equipamento que garantisse mobilidade e autonomia para cadeirantes: o Kit Livre, que promete motorizar cadeiras de rodas.

“Muitas pessoas têm o olhar pro cadeirante de uma pessoa parada, né? Que ela está na cadeira ali, que ela vai precisar de ajuda ou se ela faz algum tipo de movimento diferente, que é uma superação. Mas ela não quer ser vista como algo que é superação. Ela quer ser vista como qualquer outra pessoa”, fala Júlio.

O projeto surgiu em 2009, a partir de uma tese de mestrado dele. Três anos depois, a startup brasileira conseguiu apoio financeiro e começou a vender o kit para motorizar cadeira de rodas, que transforma uma cadeira de rodas convencional em uma espécie de triciclo motorizado. Hoje, são 10 modelos diferentes, que podem chegar a até 40 km/h.

“A ideia sempre foi tratar como algo divertido, a gente quer passar a alegria disso. E aí, quando traz o kit, traz esse conceito de ser jovem, de ter movimento. E esse movimento não é só de deslocamento, é emocional, de alegria, mesmo”, conta Júlio.

Como motorizar cadeira de rodas? A gente te mostra!