Japão acessível para Paralimpíadas. Projeto de contribuição colaborativa é esperança.
por Ricardo Shimosakai
 
Tóquio está contra o relógio quando se trata de criar uma cidade acessível para todos. Seu prazo? Os Jogos Olímpicos de Tóquio no próximo ano, embora isso realmente não deva importar quando se trata de transformar o Japão em um país onde qualquer um pode usar qualquer espaço.
 
Acessibilidade significa coisas diferentes para pessoas diferentes e, às vezes, as pessoas ficam para trás. Como alguém que usa uma cadeira de rodas, aprendi isso da maneira mais difícil quando me mudei para o Japão.
 
Antes de chegar, fui à Internet procurar apartamentos. Dos 240.000 apartamentos que estavam disponíveis em Tóquio, 900 foram listados como sem barreiras. Cada um tinha amenidades que os tornavam acessíveis a alguém, mas nenhum deles tinha a combinação certa para torná-los acessíveis a mim. As razões variaram: uma entrada levantada; uma porta estreita do banheiro; um longo trajeto; e assim por diante. Acabei por ficar em um hotel, mas mesmo assim, eu encontrei dificuldades. Apenas 0,4 por cento dos quartos do hotel do Japão são acessíveis, e as opções que eu tinha eram limitadas. Eu paguei o dobro da taxa média por um quarto que eu dificilmente poderia usar.
 
Passear por Tóquio também tem sido um problema para mim. Eu tive que confiar em mapas desatualizados e muitas vezes encontrei obstáculos como elevadores desligados. Quando eu pedi ajuda aos participantes da estação, eles raramente conseguiram ajudar, pois a minha cadeira de rodas sueca desafia todos os padrões de acomodação no Japão. Eu não posso te dizer a quantidade de vezes que alguém me ofereceu para carregar minha cadeira motorizada de 250 kg por um lance de escadas. Boas intenções, mas resultados catastróficos.
 
Esses problemas não são exclusivos do Japão: todo país tem instalações e serviços acessíveis a algumas pessoas e não a outras. Embora eu pudesse viver e trabalhar nos Estados Unidos, uma pessoa com deficiência do Japão poderia não ser capaz de fazer o mesmo. De fato, não estou sozinho ao lidar com esses problemas. Quase 9,5 milhões de pessoas no Japão têm algum tipo de deficiência. Em todo o mundo, esse número é superior a 1 bilhão. E essas estatísticas não levam em consideração pessoas idosas, pais com carrinhos de bebê e outros que precisam se acomodar.
 
Os criadores de acesso no Japão – arquitetos, educadores, legisladores e outros que estão envolvidos no apoio a pessoas com deficiências – não estão começando do zero. Eles contam com leis e políticas, como a Lei de Barreiras para Transporte Livre de 2000, a Nova Lei Livre de Barreiras de 2006 e a Lei para a Eliminação da Discriminação contra as Pessoas com Deficiência de 2016, que promovem o desenvolvimento do design universal: uma filosofia e prática de edifício que visa criar ambientes que podem ser facilmente utilizados por todos. Os criadores de acesso tentaram implementar o design universal no Japão, criando novas acomodações. Para garantir que seus produtos sejam úteis, eles se esforçaram para consultar uns aos outros e pessoas com deficiências.
 
Infelizmente, esse tipo de comunicação está agora em jogo quando o Japão se apressa em direção às Olimpíadas. A implementação excessivamente zelosa roubou nossa chance de ter conversas significativas sobre os tipos desejáveis ​​de acessibilidade. Os responsáveis ​​pelo acesso perderam a oportunidade de perguntar por quem estão construindo, por que estão construindo para eles e como suas ações afetarão as gerações atuais e futuras de pessoas com deficiências. Como resultado, essas pessoas estão agora em risco.
 
Considere relatos de pessoas cegas morrendo nas estações de trem devido a pavimento tátil instalado incorretamente, ou usuários de cadeiras de rodas parando nas ruas e sendo atropelados por carros. Pense também em ataques motivados pelo estigma como parte dos preparativos para os jogos. Quando uma pessoa com deficiência não pode usar a acomodação projetada para apoiá-la, uma pressão adicional é colocada sobre aqueles que a assistem. Cuidadores têm que trabalhar duro para ajudar seus clientes a prosperar em ambientes inóspitos. Eles podem ficar exaustos e seu relacionamento com seus clientes pode se tornar tenso, levando a incidentes como o massacre de Sagamihara de 2016.
 
Se a violência contra as pessoas com deficiência é carregada apressadamente, temos duas opções para resolvê-la. Podemos diminuir nossos esforços para criar acesso ou acelerar nossos canais de comunicação para garantir que ninguém seja deixado para trás. Dado o imediatismo das Olimpíadas, a desaceleração não parece uma possibilidade real. De fato, o Japão tem muitas outras razões para correr em direção ao acesso, não menos do que o declínio na taxa de natalidade, o envelhecimento da população e o encolhimento da força de trabalho.
 
Então, como o Japão pode acelerar seus canais de comunicação e criar diálogos sustentáveis ​​entre pessoas com deficiências e acessadores? Acredito que as tecnologias de crowdsourcing (contribuição colaborativa) são um método que vale a pena explorar.
 
As tecnologias de crowdsourcing permitem que os usuários identifiquem barreiras ao acesso em tempo real e compartilhem suas experiências com especialistas para coletivamente coletar soluções. Eles também podem ser usados ​​para avaliar produtos e serviços antes, durante e após a implementação, permitindo que os usuários identifiquem a quem determinado produto ou serviço oferece acesso e como ele pode ser mais inclusivo.
 
Os Jogos Olímpicos de 2020 são uma oportunidade para desenvolver e implantar tecnologias de crowdsourcing. Imagine o que poderíamos aprender sobre acessibilidade se até mesmo uma pequena fração dos convidados que vêm ao Japão usassem tecnologias de crowdsourcing para ilustrar suas experiências de acesso. Como podemos usar esses dados para transformar a acessibilidade nos níveis local, nacional, internacional e transnacional? Talvez em alguns anos, pessoas com deficiências que são novas no país, como eu já estive, não precisem procurar milhares de apartamentos para encontrar uma que funcione no Japão. E talvez os japoneses com deficiências possam viajar para o exterior com relativa facilidade.
 
Acesso significa coisas diferentes para pessoas diferentes, e algumas pessoas podem ficar para trás. Usando tecnologias de crowdsourcing, podemos trabalhar para garantir que ninguém seja deixado para trás novamente.