“Eles falam que eu sou um ícone do Judô paralímpico, mas para mim eu só realizo o meu trabalho, todos os dias eu só faço o meu trabalho”. Com essa frase Antônio Tenório fechou a entrevista exclusiva para o Olimpíada Todo Dia depois de mais um dia de preparação para os Jogos Parapan-Americanos de Lima. Mais experiente de toda a equipe da modalidade, o judoca busca seu segundo ouro na competição continental na capital peruana.

Não é a toa que Antônio Tenório é visto como ícone da modalidade por alguns de seus companheiros. O judoca brasileiro é dono de seis medalhas paralímpicas, entre as edições de Atlanta 1996 e Pequim 2008 foram quatro ouros, uma prata em Londres 2012 e um bronze em 2016.

Perto de completar 49 anos idade, Antônio Tenório participa de seu quarto jogos Parapan-Americano, nas três anteriores o judoca brasileiro conseguiu chegar ao pódio em todas, sendo ouro em 2007, prata em 2011 e bronze em 2015. Nesta edição, apesar da vasta experiência, Antônio assume que ainda existe o nervosismo antes das disputas.

“Estou no meu quarto jogos Parapan-Americanos e sempre dá aquele friozinho na barriga porque somos competidores. Sempre dá essa ansiedade, quando não der mais essa ansiedade pela competição eu posso parar porque não serei mais atleta”, comentou Antônio Tenório.

Com a carreira que construiu durante toda a sua trajetória, Antônio Tenório sabe da expectativa que existe em suas participações.”Nossa expectativa é estar na briga pelo pódio sempre”, disse o atleta.

 

Ale Cabral/CPB

Source: Lenda do judô, Antônio Tenório busca o pódio nos Jogos Parapan-Americanos