Campanha beneficia 100 crianças com mielomeningocele

A Apraespi lançou oficialmente uma ‘vaquinha’ online para arrecadar recursos para a fabricação das cadeiras Brincadeira – modelo específico para crianças de até 5 anos com mielomeningocele e outros tipos de dificuldade de locomoção. A meta é captar R$ 150 mil para beneficiar 100 crianças que aguardam numa lista de espera pelas cadeirinhas, confeccionadas na própria associação.

Para doar, basta acessar o link www.vakinha.com.br/653853 ou acessar o site da vakinha e buscar por “Apraespi”. As doações são feitas através de cartão de crédito e boleto bancário.

A campanha teve seu início quando a Apraespi recebeu 30 cadeiras especiais para crianças com mielomeningocele. Ainda não havia lista de espera específica e a associação ofereceu esses equipamentos pelas redes sociais. O que não se imaginava é que, em três dias, não apenas todas as cadeiras seriam encaminhadas como também criaria-se uma fila tão grande. Até pessoas de outros estados procuraram a associação.

A maior vantagem da cadeira Brincadeira é permitir que a criança tenha autonomia e liberdade para se locomover e brincar, algo que uma cadeira de rodas convencional não proporciona. “Essa cadeirinha foi a liberdade para a minha filha. Com a cadeira ela faz tudo que não fazia antes e nós só temos a agradecer a doação pela liberdade da minha filha”, diz Sabrina Blanco, mãe da pequena Laís, que gravou um vídeo que fez sucesso nas redes sociais da Apraespi.

APRAESPI

Atendimento altamente qualificado em áreas de atuação variadas é o que faz da Apraespi o maior centro de reabilitação do Grande ABC e uma das principais entidades de terceiro de setor do país. Seus números impressionam. São duas mil pessoas beneficiadas diariamente, 320 funcionários atuando em seis unidades, ao longo de 52 anos de trabalho em Ribeirão Pires. A instituição se expandiu e se modernizou e atende as regiões de Ribeirão Pires, Mauá, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema.  Hoje sua atuação se divide em três eixos.

Saúde – A Apraespi é uma instituição credenciada pelo Ministério da Saúde como CER (Centro Especializado em Reabilitação) IV, o que significa que a instituição é habilitada e conveniada a atender pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais. São disponibilizadas aos pacientes órteses, próteses auditivas e físicas e meio de locomoção (cadeira de rodas motorizadas e cadeiras adaptáveis) e conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros. Oferece serviços especializados em ortopedia, neurologia infantil e adulto, otorrino, oftalmologia, nutrição e enfermagem  . No total, dois mil pacientes são atendidos todos os dias.

Educação – O atendimento educacional da Apraespi coloca a entidade como referência no Grande ABC. Crianças, jovens e adultos com deficiências intelectuais e múltiplas, com idade a partir de zero ano. Na Escola Valentino Redivo são oferecidos educação infantil e ensino fundamental, contando ainda com um centro especializado para crianças e adolescentes com autismo. Já no Copar (Centro Ocupacional e Profissionalizante “Adélia Redivo”), mantido pela Apraespi, se oferece, além de educação fundamental, 20 opções de curso profissionalizante. O Centro funciona desde 1983, sendo o primeiro a oferecer educação profissional básica à jovens com deficiências. Somando as unidades educacionais, 800 alunos são beneficiados diariamente.

Assistência social – O setor de Assistência Social serve de “porta de entrada” para as demais áreas de atendimento da Apraespi. A equipe de assistentes sociais orienta o público sobre como proceder para demandar os serviços da Associação, quase sempre vinculados aos convênios com o poder público. O que inclui guias, exames e vagas em transportes para alunos e pacientes. Os assistentes sociais realizam o acompanhamento familiar domiciliar, fortalecendo os laços dos atendidos com a família.

www.apraespi.org.br

www.vakinha.com.br/653853