Com o apoio do Instituto Ethos, o guia premia empresas em prol de equidade de gênero e racial, inclusão de pessoas com deficiência e direitos LGBTI+

POR QUE PARTICIPAR

Guia EXAME de Diversidade é uma publicação pioneira no Brasil, fruto de uma parceria entre EXAME Instituto Ethos. O objetivo é avaliar, por meio de uma pesquisa online, e reconhecer publicamente as melhores práticas de diversidade e inclusão das empresas nos mais diversos setores no Brasil.As inscrições para a segunda edição do Guia estão abertas. A participação é gratuita. Para participar, é preciso preencher o questionário do Guia EXAME de Diversidade, que pode ser acessado por meio deste link. Basta seguir as instruções descritas abaixo, no tópico Inscrições e Cronograma.

As empresas participantes serão reconhecidas por sua atuação em prol da equidade de gênero e racial, da inclusão da pessoa com deficiência e da promoção dos direitos LGBTI+.

Além do reconhecimento, a participação também funciona como uma ferramenta de diagnósticoimportante. Todas as participantes que preencherem todo o questionário terão acesso gratuito a um relatório de desempenho, em que poderá comparar o próprio status com a média das participantes nos diversos aspectos do questionário.

A reportagem com o resultado da primeira edição, publicada em março, pode ser lida aqui. A lista das premiadas e as imagens do evento de premiação estão aqui.

A qualidade técnica do questionário e do processo de pontuação e seleção das empresas tem o apoio do Instituto Ethos (www.ethos.org.br), instituição precursora na inserção da diversidade como elemento essencial da gestão responsável para a sustentabilidade.

O Instituto Ethos desenvolve, desde sua fundação, uma série de referências para as companhias brasileiras sobre diversidade, dos quais destacam-se a série do Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas e Suas Ações Afirmativas e, mais recentemente, os guias temáticos de diversidade dos Indicadores Ethos. O apoio técnico ao anuário tem o objetivo de estimular que mais companhias desenvolvam ações de promoção da diversidade, incorporando-a em suas estratégias de negócio.

METODOLOGIA

O questionário de avaliação do Guia EXAME de Diversidade avaliará a promoção da diversidade e inclusão nas empresas considerando quatro níveis de adesão:
  1. Cumprimento ou tratativa inicial;
  2. Iniciativas e práticas;
  3. Políticas, procedimentos e sistemas de gestão;
  4. Eficiência.

São ao todo 11 itens de avaliação: estratégias para a promoção da diversidade e inclusão, diversidade e governança, cultura organizacional, acessibilidade, gestão da inclusão na cadeia de suprimentos, relacionamento com clientes ou consumidores, programa de diversidade, inclusão de pessoas com deficiência, promoção da equidade de gênero, promoção da equidade racial e promoção dos direitos LGBTI+.

Além da identificação das ações desenvolvidas pelas empresas, a avaliação considerará o desempenho quantitativo das empresas, que apresentarão o perfil de diversidade da liderança e de seus quadros funcionais. Entendemos que a disponibilização de dados para o processo ainda é um desafio para as empresas. Nesse sentido, o peso da avaliação dos dados quantitativos e qualitativos permanece de 30% e 70%, respectivamente.

A partir da análise do desempenho geral, setorial e por aspecto de diversidade, a companhia participante poderá ser reconhecida publicamente entre as melhores em seu setor ou por sua atuação em prol da equidade de gênero, da equidade racial, da inclusão da pessoa com deficiência, e da promoção dos direitos LGBTI+.

Além disso, como novidade para esta edição, estará o reconhecimento das empresas pela evolução no desempenho em diversidade e inclusão. Entre as melhores será escolhida a empresa vencedora do Guia Exame Diversidade, maior destaque da publicação.

A metodologia do Guia Exame Diversidade foi criada a partir da adaptação da série de guias temáticos desenvolvidos pelo Instituto Ethos e seus parceiros (Indicadores Ethos-MM360 para a Promoção da Equidade de Gênero; Indicadores Ethos-Ceert para a Promoção da Equidade Racial; eIndicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência) e do Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas e Suas Ações Afirmativas.

Também colabora com o conteúdo o Fórum LGBTI+, que, em conjunto com o Instituto Ethos, desenvolverá um guia de aprofundamento temático em torno do compromisso empresarial de respeito e promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

INSCRIÇÃO E CRONOGRAMA

O processo teve início em agosto, com a previsão de divulgação do reconhecimento em março de 2020. Para participar da pesquisa é preciso seguir as seguintes etapas.Para participar do processo de avaliação, a empresa terá de responder o questionário pela plataforma on-line dos Indicadores Ethos e submeter a planilha com os dados de perfil de diversidade de seus quadros. As instruções de acesso são:
  1. Conheça a política de uso dos Indicadores Ethos (aqui), que pressupõe que o usuário responsável pelo preenchimento tem autorização expressa de sua empresa para responder o questionário do Guia Exame Diversidade.
  2. Acesse o site dos Indicadores Ethos;
  3. Ingresse usando seu login e sua senha. Novos usuários devem cadastrar-se na plataforma. O login será o e-mail informado e a senha deverá ser criada pelo próprio usuário. Importante: o sistema irá enviar um link para a ativação do seu cadastro. Caso demore a receber a mensagem, verifique sua caixa de spam;
  4. Cadastre sua empresa no sistema ou recupere o cadastro já efetuado. O cadastro da empresa é identificado sempre por seu CNPJ. A alteração dos dados do responsável pela empresa no sistema é realizada por procedimento específico indicado no próprio sistema;
  5. Acesse a opção “Autodiagnóstico” e selecione o questionário Guia EXAME de Diversidade em “Guias Temáticos”;
  6. Após a seleção do questionário Guia EXAME de Diversidade, aperte o botão “responder questionário qualitativo” e inicie o preenchimento. As respostas são salvas automaticamente pelo sistema.
  7. O preenchimento dos dados quantitativos pode ser feito a qualquer tempo pela opção “responder questionário quantitativo”. Ao fazê-lo, baixe a planilha, responda os dados disponíveis, salve as respostas e faça o upload do arquivo. No caso de dados quantitativos não disponíveis, deixe os campos de resposta vazios. O preenchimento dos dados quantitativos deve ser realizado até 06 de outubro;
  8. O relatório de diagnóstico individual estará disponível assim que as respostas forem liberadas, em formato on-line ou em pdf. Como trata-se do resultado de auto avaliação que será posteriormente apurada, pedimos às empresas que mantenham sigilo sobre seu desempenho e as demais informações obtidas por meio do relatório de diagnóstico.

Todo o processo de participação é gratuito. Inscreva a sua empresa até 7 de outubro de 2019.

Ao longo da etapa 1, serão promovidas atividades para esclarecimento e orientação às empresas. Agende-se e participe:
  • Webinar: 02 de setembro, às 11h

Acesse pelo link

Ingresse pelo Skype for Business
https://ethos.zoom.us/skype/919475189

Ou então acesse por telefone
+55 21 3958-7888 ID da reunião: 919475189#
+55 11 4680-6788 ID da reunião: 919475189#

Se estiver fora do Brasil, ligue para:
+1 929 205 6099 Estados Unidos (Nova York)
+1 669 900 6833 Estados Unidos (San José) ID da reunião: 919475189

Para outras regiões, é possível identificar seu número local pelo link: https://zoom.us/u/acRSYHEKmi

  • Etapa 2: Análise do desempenho 

Entre outubro e início de novembro, o Instituto Ethos analisará as respostas e selecionará os destaques gerais, setoriais, por aspecto de diversidade e por evolução de desempenho. Nota de confidencialidade:as empresas que não forem selecionadas para a etapa de apuração jornalística não terão seus nomes divulgados publicamente.

  • Etapa 3: Apuração jornalística 

Entre novembro e janeiro, as empresas selecionadas na análise de desempenho, serão contatadas pela Exame para apresentar evidências das informações prestadas no questionário e confirmar os melhores desempenhos e destaques. Nesta edição, trazemos uma outra novidade: o jornalista responsável pela apuração visitará a companhia e terá um encontro com um grupo de colaboradores escolhidos de maneira aleatória, por sorteio, entre uma base fornecida pela empresa. Esses encontros nos ajudarão a checar a percepção e a disseminação de conceitos e práticas de diversidade pela companhia e trazer mais robustez ao resultado final do levantamento. Nesses encontros, não haverá a participação de superiores imediatos ou executivos da área de recursos humanos.

  • Etapa 4: Avaliação por especialistas

Os resultados da pequisa serão compartilhados com especialistas da Coalizão Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero, do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, do Movimento Mulher 360 e da Rede Empresarial de Inclusão Social, que se reunirão para comentar e validar as conclusões da pesquisa.

A partir da consolidação de todos os resultados e avaliações realizadas, EXAME irá reconhecer as empresas que receberão destaque no Guia EXAME de Diversidade.

PARCEIROS E APOIADORES

Guia EXAME Diversidade tem o apoio de:
  • Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert)Criado em 1990, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) é uma organização não-governamental que produz conhecimento, desenvolve e executa projetos voltados para a promoção da igualdade de raça e de gênero. Para saber mais, acesse: http://www.ceert.org.br. 
  • Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de GêneroA Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero tem como objetivo ser um espaço de debate, troca de experiências e estímulo à implementação e ao aprimoramento de políticas públicas e práticas empresariais, em um esforço coletivo para se promover a inclusão e a diversidade nas organizações. Almeja-se que a Coalizão seja um espaço pragmático para encontrar parceiros comuns e atuar na cadeia de valor, levando as questões para dentro dos relacionamentos e relações de negócios tanto com fornecedores quanto com clientes. É uma iniciativa do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), do Instituto Ethos, do Institute for Human Rights and Business (IHRB), com o apoio do Movimento Mulher 360, do Instituto Carrefour, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do programa Fundo Newton, oferecido pelo governo do Reino Unido e pelo Conselho Britânico. Para saber mais, acesse: www.equidade.org.br.
  • Fórum LGBTI+Criado em março de 2013, o Fórum é uma organização informal que reúne grandes empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e tem como objetivo influenciar o meio empresarial e a sociedade a respeito desta temática. Tem como propósito articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ e como objetivos:
    • Aprimorar práticas de gestão empresarial para efetiva adição de valor às marcas das empresas participantes e seus stakeholders.
    • Combater a LGBTfobia e seus efeitos prejudiciais às pessoas, aos negócios e à sociedade.
    • Influenciar o meio empresarial e a sociedade na adoção de práticas de respeito aos direitos humanos LGBT.

    Além de eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, o Fórum elaborou os “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBT”, que expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Para saber mais, acesse: www.forumempresaslgbt.com

  • Movimento Mulher 360Nos últimos anos, diversas empresas vêm buscando promover a diversidade e a ampliar a participação feminina no ambiente corporativo. Para potencializar e acelerar esta trajetória, o Movimento Mulher 360 foi criado, em 2011, a partir de uma iniciativa do Walmart.Em 2015, o Movimento ganhou força e se tornou uma associação independente sem fins lucrativos, formada por meio da união entre organizações protagonistas do cenário empresarial brasileiro, comprometidas em promover a equidade de gênero e o aumento da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor.

    Com a missão de contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus, através do fomento, da sistematização e da difusão de avanços nas políticas e nas práticas empresariais e do engajamento da comunidade empresarial brasileira e da sociedade em geral, tem como sócio-fundadoras as seguintes empresas: Bombril, Cargill, Coca-Cola, DelRio, Diageo, Johnson&Johnson, Natura, Nestlé, PepsiCo, Santander, Unilever e Walmart. Para saber mais, acesse: movimentomulher360.com.br

  • Rede Empresarial de InclusãoEm 2 maio de 2012, no 26º FÓRUM DE EMPREGABILIDADE SERASA EXPERIAN, com a participação de mais de 60 empresas e da Organização Mundial do Trabalho (OIT), foi lançada a ideia da criação de uma rede nacional de empregadores de pessoas com deficiência. Devido ao fato das políticas e práticas de Inclusão Social e de Diversidade serem importantes pontos de atenção para os participantes do Fórum, além de parte significativa do dia a dia das empresas e das cidades brasileiras, algumas das empresas participantes deste Fórum se voluntariaram a integrar a iniciativa de criação da Rede.Accenture, Ernst & Young Terco, Dow, GTCON, GPA, IBM Brasil, Magazine Luiza, JLL, Natura, Raia Drogasil, Serasa Experian e TozziniFreire Advogados se engajaram nesse objetivo, que culminou na fundação da Rede Empresarial de Inclusão Social. Esse grupo inicial de empresas hoje compõe o Grupo Diretor da Rede Empresarial, chancelada e reconhecida pela Organização Mundial do Trabalho.

    Além das 12 empresas que compõem o Grupo Diretor, há atualmente mais de 100 empresas integrantes da Rede Empresarial. As organizações do Terceiro Setor e as autarquias governamentais também participam como convidados dos encontros da Rede que visam abarcar o máximo de segmentos com vistas ao cumprimento de sua importante missão. Para saber mais, acesse: http://www.redeempresarialdeinclusao.com.br

CONTATO

Entre em contato com a nossa equipe para tirar dúvidas sobre o Guia EXAME de Diversidade pelo email diversidade@abril.com.br

Source: Inscrições abertas para o Guia EXAME de Diversidade | EXAME