Festival deve receber mais de 2 mil pessoas com deficiência, e contará com área destinada para melhorar a experiência do público
LIFESTYLE – Nayara Fernandes, do R7
Gabriel Trindade
Estudante revela como é frequentar festivais enquanto PCD
Aos 22 anos, a estudante e estagiária de design Natalia Hipólito é uma assídua frequentadora de shows e festivais. No entanto, Natalia é cadeirante devido a uma doença neuromuscular, e tem que lidar com uma série de desafios para curtir o show de suas bandas favoritas.
“Já tiveram ocasiões em que me colocaram de frente para a grade que tampava a minha visão, então preferi sair do lugar reservado e ficar no meio das pessoas, em uma área mais vazia.”
Foi a partir das necessidades de pessoas como Natalia que o Rock in Rio inseriu um espaço pensado exclusivamente para pessoas com deficiência em seu festival, que deve receber cerca de 2 mil pessoas com deficiência. A novidade é patrocinada pela Doritos, e ainda contará com intérpretes de libras para pessoas com deficiência auditiva, vans adaptadas e carrinhos de golfe para transportar o público entre os palcos.
“Entendemos que é preciso estender a conversa para um cenário de inclusão, ao proporcionar diversão acessível para todas pessoas com respeito, conforto e igualdade”, declara Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da Pepsico.
Reprodução
Em evento no Facebook, Daniela Cachich mostra como será espaço PCD
Além da falta de acessibilidade, Natalia conta que ainda lida com o olhar de estranhamento do público, por gostar de frequentar espaços como aqueles. “Acho sem noção quando me falam ‘parabéns para coragem'”, desabafa. Para a estudante, ninguém precisa de coragem para se divertir.
Fonte: lifestyle.r7.com
Source: APNEN NOVA ODESSA: Rock in Rio terá intérprete de libras, vans adaptadas e espaço PCD