Festival deve receber mais de 2 mil pessoas com deficiência, e contará com área destinada para melhorar a experiência do público
 
LIFESTYLE – Nayara Fernandes, do R7
 
Gabriel Trindade
Estudante revela como é frequentar festivais enquanto PCD
Estudante revela como é frequentar festivais enquanto PCD
 
Aos 22 anos, a estudante e estagiária de design Natalia Hipólito é uma assídua frequentadora de shows e festivais. No entanto, Natalia é cadeirante devido a uma doença neuromuscular, e tem que lidar com uma série de desafios para curtir o show de suas bandas favoritas.
 
“Já tiveram ocasiões em que me colocaram de frente para a grade que tampava a minha visão, então preferi sair do lugar reservado e ficar no meio das pessoas, em uma área mais vazia.”
 
Foi a partir das necessidades de pessoas como Natalia que o Rock in Rio inseriu um espaço pensado exclusivamente para pessoas com deficiência em seu festival, que deve receber cerca de 2 mil pessoas com deficiência. A novidade é patrocinada pela Doritos, e ainda contará com intérpretes de libras para pessoas com deficiência auditiva, vans adaptadas e carrinhos de golfe para transportar o público entre os palcos.
 
“Entendemos que é preciso estender a conversa para um cenário de inclusão, ao proporcionar diversão acessível para todas pessoas com respeito, conforto e igualdade”, declara Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da Pepsico.
 
Reprodução
Em evento no Facebook, Daniela Cachich mostra como será espaço PCD
Em evento no Facebook, Daniela Cachich mostra como será espaço PCD
 
Além da falta de acessibilidade, Natalia conta que ainda lida com o olhar de estranhamento do público, por gostar de frequentar espaços como aqueles. “Acho sem noção quando me falam ‘parabéns para coragem'”, desabafa. Para a estudante, ninguém precisa de coragem para se divertir.
 

Source: APNEN NOVA ODESSA: Rock in Rio terá intérprete de libras, vans adaptadas e espaço PCD