Festival que acontece em setembro terá apoio de várias instituições culturais da cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoal com Deficiência (SMPED), e apoio das instituições da Paulista Cultural (Casa das Rosas, IMS, Itaú Cultural, Japan House, Masp, Sesc e SESI) e outras instituições da cidade, criou o “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência”, que será realizado de 17 a 22 de setembro, em vários pontos da cidade.

“O corredor da Paulista Cultural é o melhor cenário para iniciarmos o Festival Sem Barreiras. A Paulista sempre se antecipou às discussões de sociedade e da cidadania paulistana. A Paulista é lugar de cultura, de arte, de mobilidade, de acessibilidade”, declara Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

O Festival nasceu da experiência com o Programa Cultura Inclusiva, que tem como objetivo promover acessibilidade comunicacional em teatros e equipamentos municipais de cultura, oferecendo, além de acessibilidade arquitetônica, recursos de Libras, audiodescrição e legenda para munícipes com deficiência. A ideia é divulgar o importante trabalho realizado pelos artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um, seja no teatro, na música, dança ou em qualquer outra manifestação cultural. Através da cultura, a deficiência pode ser vista e entendida de uma outra forma, valorizando o potencial de cada pessoa.

“Hoje os guias das agendas culturais da cidade não divulgam a acessibilidade em suas programações. A inserção dos símbolos na divulgação dos eventos acessíveis facilitará a vida das pessoas com deficiência que buscam por essas informações. Queremos chamar a atenção da imprensa, falando sobre a falta que faz o uso dos símbolos comunicacionais. Sabemos que boa parte das instituições culturais da cidade já trazem programações acessíveis e isso tem que estar claro nos guias e roteiros culturais”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Nessa primeira edição do Festival, teremos mais de 100 atrações: circo, contação de história, dança, debates, exposições, intervenções, música, oficinas, palestras, passeios, performances, poesia, teatro e visitas monitoradas. Além das instituições da Paulista Cultural, contamos com a participação de outras como: APAA, Bike Tour SP, Centro Cultural Banco do Brasil, Cia Teatral Olhos de Dentro, Instituto Tomie Ohtake, MIS, Museu do Futebol, Sala São Paulo, Santa Marcelina Cultura, SP Escola de Teatro e Tom Brasil. Todas elas já fazem espetáculos acessíveis e muitas contam com artistas com deficiência. Também teremos o apoio do site Aplauso Brasil, primeiro site do país voltado ao teatro.

“A experiência que tivemos na última edição da Virada Cultural, deixou clara a importância da acessibilidade nos eventos, além de sua divulgação. Foram 23 palcos e 71 espetáculos acessíveis com tradução em Libras, e a grande participação de pessoas com deficiência”, declara Alê Youssef, Secretário Municipal de Cultura.

Serviço: “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência” Abertura do Festival: 17 de setembro, terça-feira, às 18h
Lançamento do app VEM CA – Plataforma de Cultura Acessível 
Local: Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 – Bela Vista
Mais informações: (11) 3913-4011

*Confira a programação completa do evento


Sobre os Símbolos de Acessibilidade Comunicacional: 

Simbolo de librassímbolo de closet caption símbolo de acessibilidade audiodescrição

 

 

Com o sucesso do Cultura Inclusiva, a Prefeitura de São Paulo passa a divulgar os símbolos de audiodescrição, Libras e Closed Caption na programação cultural da cidade. A iniciativa é um estímulo para que outros equipamentos públicos e privados, além de roteiros e guias culturais, também apresentem em seus serviços os símbolos de acessibilidade comunicacional, alcançando o público de pessoas com deficiência auditiva e visual. Todos os símbolos estão disponíveis para download no site da SMPED.
LIVRETO – SEM BARREIRAS – PDF

LINK: Conheça os símbolos de acessibilidade comunicacional utilizados na cultura

Source: Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência será promovido pela Prefeitura de São Paulo | Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência | Prefeitura da Cidade de São Paulo