Essa tecnologia te ajudaria a cuidar dos seus pacientes?
Neurobots é uma startup de neuroengenharia recifense que criou um exoesqueleto para restaurar movimentos de membro superior para pacientes com dificuldades decorrentes de Acidente Vascular Encefálico (AVE/AVC). Após estudos e ensaios clínicos, a empresa está no mercado com o exoesqueleto para membro superior controlado por sensores cerebrais.

O paciente veste um controlador (na cabeça) e “imagina” o movimento da mão afetada. O equipamento reconhece o padrão cerebral e ativa o exoesqueleto para fechar e abrir a mão comprometida a partir desses comandos. Esse é o processo que ajuda na reabilitação dos movimentos da mão.

Mas tudo começou de uma forma despretenciosa. A Neurobots começou em 2014 e a ideia só se voltou para o contexto da reabilitação quando um vídeo do controlador (a parte que o paciente veste na cabeça) levantando um copo com água através do braço robótico chamou atenção. A partir daí, diversos pacientes neurológicos começaram a entrar em contato com os criadores, pedindo mais informações e ajuda.

Hoje, após muitos diálogos e estudos com pacientes, neurologistas, e terapeutas, a empresa tem como principal propósito a reabilitação de pacientes pós-AVE.

No site da Neurobots (https://www.neurobots.com.br) vocês podem encontrar as clínicas parceiras ou falar com a equipe para ter mais detalhes de como funciona e onde encontrar (ou quem sabe até ter um!). Essas imagens são da @reintegrarsaude usando o @neurobots.br

Incrível, né? a empresa já está estudando um equipamento para reabilitar membros inferiores.

Fonte:http://www.reab.me/exoesqueleto-para-reabilitacao-da-mao-em-pacientes-com-ave/