SDSCJ promove ações de acessibilidade, garantia dos direitos de crianças e adolescentes, respeito ao público LGBT, negro e pessoa idosa
SDSCJ promove ações de acessibilidade, garantia dos direitos de crianças e adolescentes, respeito ao público LGBT, negro e pessoa idosaFoto: Marcelo Vidal/ArquivoSDSCJ

Com o tema Carnaval de Respeito, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude promove, durante os festejos carnavalescos e os dias que antecedem a folia, ações de conscientização dos direitos sociais. As atividades são focadas na prevenção e proteção com o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, o trabalho infantil, a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, o preconceito à população LGBT, os maus tratos contra a pessoa idosa e contra pessoa com deficiência, além da discriminação racial.

Para promover o acesso à folia, a SDSCJ vai disponibilizar, durante os quatro dias de Carnaval, vans do programa PE Conduz para os Camarotes da Acessibilidade, numa parceria com a prefeitura de quatro municípios. Os espaços vão funcionar no sábado (22), no Galo da Madrugada, no Recife, no domingo (23) durante o Desfile dos Papangus, em Bezerros, na segunda-feira (24), em Vitória de Santo Antão, e de domingo a terça-feira, na Praça do Carmo, em Olinda. Todas as pessoas com deficiência física que se inscreverem e precisarem do transporte poderão contar com o serviço. No espaço, a Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), também irá disponibilizar intérprete de Libras.

Outro destaque é a atuação do programa Atenção Redobrada, voltada para o combate ao trabalho infantil, exploração sexual e venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes. Para isso, o Governo do Estado fez parceria com os municípios de Pesqueira, Buíque, Lagoa dos Gatos, Catende, Tamandaré, Bezerros, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Arcoverde, Triunfo, Itamaracá e Tamandaré.

“Durante os dias que antecedem o Carnaval, nossas equipes promoveram diversas atividades com os profissionais dos municípios que atuarão diretamente na garantia de crianças e adolescentes. Repassamos ainda os materiais informativos com orientações e número para denúncias e estamos promovendo ações na rede hoteleira, bares, restaurantes e com taxistas. Os municípios de Recife, Olinda e Bezerros também contarão com espaços de proteção para acolher as crianças nos dias de Carnaval”, explica ao secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes. Vale destacar que outra iniciativa contínua de combate ao trabalho infantil é o programa Praia Legal, que atua nas praias dos municípios do litoral pernambucano.

No sábado e domingo, as crianças que estiverem em pontos de grande aglomeração, como Galo da Madrugada e Olinda, serão abordadas pelas equipes da SDSCJ para receberem pulseiras de identificação. O material tem o objetivo de facilitar o contato com pais ou responsáveis em caso de perda.

Durante todo o Carnaval, os pernambucanos contarão com o Plantão da Ouvidoria Social (22/02 a 25/02) com atendimento ao folião 24 horas por dia. As denúncias de violações de direitos recebidas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis. Além do plantão, a Ouvidoria Social está presente também no Galo da Madrugada, em parceria com o Juizado do Folião, na Estação Central do Metrô e no Fórum Thomaz de Aquino. A SDSCJ contará com equipes que farão a atuação educativa (com distribuição de materiais) no Desfile dos Papangus (03/03), no Pátio de eventos de Bezerros, e no Camarote da Acessibilidade, em Olinda. O plantão terá o apoio, das 8h às 19h, da equipe de intérpretes da Central de Libras, que poderão ser deslocados para atender as pessoas com deficiência auditiva durante a folia.

Outra ação de destaque é voltada para o público LGBT, através das campanhas Folia sem LGBTfobia, realizada em parceria com a Secretaria de Defesa Social para evitar a violência contra o público LGBT, e a Do seu jeito, que consiste na inserção de banheiros públicos que trazem mensagens de inclusão e de combate à discriminação à população.

carnavalCrédito: Marcelo Vidal/ArquivoSDSCJ

carnaval

Source: Campanha Carnaval de Respeito defende direitos sociais