Tecnologia e Inteligência artificial são usadas para “traduzir” expressões e gestos de crianças, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltiplas

Aproveitando a tecnologia e inteligência artificial, um grupo de cientistas em Poznan, na Polónia, está desenvolvendo um sistema que pode mudar a vida de pessoas com deficiência.

Segundo informações do site Euronews, através de uma plataforma digital personalizada, essa nova tecnologia permitirá, em breve, a interação com pessoas com deficiência intelectual e múltiplas.

Logo Insension - inteligência artificial, tecnologiaO projeto europeu batizado como Insension, está sendo desenvolvido em um jardim de infância. O objetivo é transformar a vida de pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas.

Para isso, é necessário utilizar tecnologias de ponta, como inteligência artificial e a *Internet das coisas, para criar uma nova maneira de comunicarem as necessidades.

*Internet das coisas é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas. Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.

Uma ferramenta para cuidadores

De acordo com a publicação, Justyna Tomczak encara os cuidados do filho de 8 anos, Jeremi, como um “verdadeiro desafio”. Jeremi tem várias dificuldades de aprendizagem.

“Para mim é mais cansativo do que qualquer outra tarefa. Não é alimentá-lo, trocar de roupa ou o que quer que seja, mas sim estar o tempo todo tentando perceber o que ele está pensando, e se precisa de alguma coisa”, revela a mãe.

Entretanto, agora Justyna pode ter o apoio que precisa e ao mesmo tempo dar mais autonomia ao filho.

Jeremi e outras crianças com deficiência que participam dos estudos dos cientistas poloneses estão sendo filmados no jardim de infância, onde o projeto está sendo testado.

As imagens de vídeo e os registos de áudio recolhidos criam um banco de dados para a inteligência artificial ter como base.

TECNOLOGIA EUROPEIA AJUDA CUIDADORES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAO pesquisador e coordenador do projeto, Michal Kosiedowski explica como se processa o sistema:

“A câmera olha para a pessoa com deficiência e o componente de Inteligência Artificial, um componente de software, pode identificar essa pessoa, monitorizar as mãos, os braços e o corpo todo, assim como os gestos. E também capta os pequenos pontos, ou os pontos no rosto, que são monitorizados e dão indicação de uma expressão facial específica”.

O sistema regista o que entende por gestos relevantes e dá a eles um significado. Em seguida, essa interpretação é comunicada ao cuidador, ou aos pais da criança.

ASSISTA AO VÍDEO:

Como a Inteligência Artificial cuidará das pessoas com deficiência

 

Fonte: pt.euronews.com/

Site Insension: www.insension.eu/