Festa com participação gratuita acontece a partir das 16h no bairro Petrópolis, na Zona Leste da capital.
 
Bloco do Abraço acontece neste sábado (22) em Natal com intuito de incluir pessoas com deficiência — Foto: Juliana Nobre
Bloco do Abraço acontece neste sábado (22) em Natal com intuito de incluir pessoas com deficiência — Foto: Juliana Nobre
 
Um carnaval cheio de entusiasmo onde cabe todo mundo e cuja regra única é promover a inclusão, respeitando as diferenças. É com este propósito que acontece pela primeira vez o “Bloco do Abraço” durante o carnaval em Natal. A festa tem o objetivo de promover acessibilidade de pessoas que, devido a alguma limitação física ou deficiência, quase sempre não tem um bloco para chamar de seu.
 
O “Bloco do Abraço” acontece neste sábado (22), na Rua Floriano Peixoto, em frente ao sebo cultural Letra & Música (próximo da UnP), no bairro de Petrópolis. A concentração terá atividades lúdicas a partir das 16h, com presença da companhia de teatro circense Tropa Trupe animando os foliões com divertidas esquetes e brincadeiras.
 
A trilha começa ao som da seleção da DJ Tammi Matias com músicas festivas, de carnaval e repertório de várias épocas. A partir das 17h, o frevo toma conta do bloco ao som da Orquestra Triunfal, formada por 15 instrumentistas. Para um carnaval alegre e tranquilo, o bloco terá profissionais especializados para facilitar a comunicação com todos. Também estará abastecido com água mineral gratuita, para os foliões que necessitarem se hidratar.
 
Idealizado pela produtora cultural Ana Gisela Greiner, o “Bloco do Abraço – uma folia especial” surgiu para ser um espaço de folia , alegria e inclusão no carnaval de Natal.
 
“Com o crescimento do carnaval de Natal, percebi que faltava o lugar da inclusão, no qual as pessoas com algum tipo de limitação e seus familiares pudessem ser acolhidos num ambiente de festa de rua”, analisou a produtora. Ela aproveita para reforçar o convite a todas as instituições ligadas a trabalhos na área de inclusão.
 
O bloco conta com patrocínio da Prefeitura de Natal, através da Lei Djalma Maranhão. A participação é gratuita.
 
Fonte: g1.globo.com