Academia de dança brasiliense se destaca ao adotar aulas inclusivas para alunos com deficiência

A escola estimula ambientes receptivos para que todos se sintam bem e possam usufruir dos benefícios da arte e da dança

Há cerca de um ano a academia de dança Bailacci, com unidades no Lago Norte e Asa Sul, resolveu investir em uma experiência que deu mais do que certo. A escola possui uma turma de danças livres (inclusivas), para alunos com diversas deficiências. O projeto foi tão bem-sucedido que as inscrições para novos alunos já estão abertas para o primeiro semestre de 2020.

São pessoas com deficiências visual, auditiva, mental, física, alunos com Síndrome de Down, espectro autista entre outras, de diversas idades. Há um ano eles se encontram com hora marcada na academia de dança Bailacci para as aulas, de forma que eles também vivenciem todos os benefícios que a dança pode trazer.

Uma das sócias da escola Nayane Dias, conta que o objetivo é fazer com que os alunos se sintam bem, com mais energia e saiam de lá melhor do que entraram. “As aulas funcionam como qualquer outra, o professor, com a ajuda da assistente, faz movimentos coreografados e os alunos o seguem “, comenta. Os movimentos praticados são mais livres, o que não quer dizer que não haja técnicas de dança.

Em 2019 os alunos se apresentaram em um espetáculo que foi sucesso absoluto entre toda a plateia. “É muito legal ver a alegria que eles têm em dançar. Dá para perceber que eles amam, ficam empolgados e se tornaram muito amigos”, comenta Nayane.  “É muito bacana ver o apoio mútuo de todos eles também. Os pais se conhecem e constantemente viajam juntos.”, completa.

Para a também sócia e professora de ballet Camila Amantéa, os alunos são uma inspiração para todos os outros. “Tem gente que não quer dançar porque acha que não é alongado suficiente, que não é magro o suficiente, que não tem idade. As danças livres (inclusivas), deixam ainda mais claro que dança é para todo mundo, não tem desculpas”, argumenta.

Academia que valoriza a inclusão e o bem-estar

A escola existe desde 2009. Já teve outros endereços e outros nomes. Primeiro “O Castelo das Artes”, depois “Amantéa Centro de Música e Dança” e se consolidou como Bailacci Academia de Danças em 2017. Mas desde o começo um mesmo objetivo sempre esteve claro no projeto: a dança como bem-estar e um meio para transformar positivamente a vida de todos.

“Nosso compromisso é oferecer um ambiente onde cada aluno possa aprender a expressar o melhor de si através do entusiasmo, do prazer e do amor à arte, e nunca através da rigidez excessiva e do medo”, explica Camila Amantéa. “Nossa escola cresceu sendo reconhecida como um lugar onde todos se sentem bem, acolhidos e respeitados. É um espaço onde todos podem e devem se sentir à vontade para ser e estar”, finaliza.

Além das aulas livres (inclusivas), a academia também oferece turmas para a terceira idade. São três modalidades diferentes de dança para esse público específico. “Não têm muitas academias fazendo isso por aí. Estimulamos um ambiente sem bullying, sem competição, sem julgamentos. Acreditamos ser essencial convivermos em um espaço onde todos se respeitem e se sintam bem”, acrescenta Nayane.

Serviço:

Bailacci Academia de Dança

Lago Norte: CA 3 Lote 28

(61) 9.9995-4858 / 3468-4858

Asa Sul: 508 Sul, bloco B

(61) 9.9969-4858

Fonte: Jornal de Brasília