EPIGENÉTICA NA SÍNDROME DE DOWN

A epigenética é uma chave importante para minimizar déficits de aprendizagem, memória e desenvolvimento na síndrome de Down.

O termo epigenética refere-se a como e quando os genes são ativados e desativados. Quando há desregulação epigenética, a chance de alterações no desenvolvimento e o risco de doença aumentam. Estas alterações podem ser geradas por uma dieta pouco saudável, pelas carências nutricionais e pelo contato com toxinas e poluentes ambientais (fumaça de cigarro, poluição, agrotóxicos, níquel, cádmio, chumbo, mercúrio, plásticos) e drogas.

A metilação do DNA é a influência epigenética mais conhecida, mas existem também as modificações de histonas e o papel dos microRNAs. A formação da memória depende da diminuição da metilação do DNA dos genes promotores da memória e do aumento da metilação do DNA dos genes supressores de memória. A “Epigenética cognitiva” é um campo emergente de pesquisa que examina o efeito da epigenética na plasticidade sináptica

Novas abordagens inovadoras para a modificação na expressão de genes vêm sendo examinadas e no novo grupo de estudo vamos discutir o papel dos nutrientes e fitoquímicos na proteção do DNA e suporte cognitivo em pessoas com síndrome de Down.

O grupo se reunirá por videoconferência, durante os 4 sábados do mês de junho, das 10h às 12 (horário do Brasil) / 14h às 16h (horário de Portugal). Os participantes receberão também acesso ao curso online alimentação e suplementação na síndrome de Down, para estudar ou disponibilizar a alguma família que não tenha condições de o comprar. Vagas limitadas e coordenação da Dra. Andreia Torres, especialista em nutrição na Síndrome de Down.

DATAS:

Aula 1 – 30 de maio

Aula 2 – 13 de junho

Aula 3 – 27 de junho

Aula 4 – 11 de julho