#PraTodosVerem: Na imagem está o desenho simbolo da pessoa com deficiência (pessoa na cadeira de rodas) formada por diversas pessoas. E na esquerda está o texto “10 coisas que você precisa saber sobre as pessoas com deficiência”, o número 10 está na cor azul e a escrita na cor vermelha. Fim da descrição. Foto: Adaptação do autor do texto.

 

Mesmo com amplo acesso a informação ainda existem muitas dúvidas sobre o universo das pessoas com deficiência, muito disso acontecesse pela falta da mídia pautar os temas referente a causa da pessoa com deficiência, mas também pela complexidade e pluralidade da comunidade com deficiência.

1 – Respeite a pluralidade, pois assim como as pessoas, as deficiências são diferentes e tem suas particularidades. Então não trate todos da mesma forma, pois até a mesma deficiência pode trazer diferentes experiências para as pessoas. Desta forma, se você tem dúvidas, pergunte.

2 – Ninguém tem culpa da deficiência. Então não busque desculpas ou palavras de consolo quando encontrar uma pessoa com deficiência, apenas compreenda que ela faz parte da pluralidade de corpos que existem na sociedade. Mesmo que seja um acidente, isso não é culpa da pessoa, então não alimente essa ideia, nossa saúde mental agradece.

3 – A deficiência da criança não é culpa dos pais. Muita gente acha que o “problema” da criança vem de um “problema” dos pais. Primeiro que deficiência não é problema, problema mesmo é pensar assim. Ao invés de alimentar essas ideias, de apoio e ajude-os a entender que além da deficiência essa criança tem inúmeras outras possibilidades e qualidades.

4 – Deficiência não é motivo de graça. Não faça piada, mesmo que seja amigo, parente, ou que a pessoa diga que não se importa, pois isso machuca e discrimina. Isso não é humor, é capacitismo.

5 – Antes da deficiência vem a pessoa, e por isso, respeite-a e trate-a como você gostaria de ser tratado. Não somos coitados, heróis, exemplos. Somos pessoas.

6 – Deficiência não é falta de Deus. E também não é a prova que ele existe, pois a deficiência é parte da pluralidade humana, e o problema real é a falta de acessibilidade, de garantia de direitos, de oportunidades.

7 – Opinião nem sempre é conhecimento. Então respeite o que uma pessoa com deficiência diz sobre ela, afinal ela se conhece, e isso vale para na hora de ajudar, não imponha sua ajuda e se a pessoa disser que não precisa, aceite.

8 – Na hora de contratar uma pessoa com deficiência, olhe para o currículo, e não apenas para a deficiência. E esteja aberto para ouvir a opinião da pessoa e atender as necessidades que ela tiver.

9 – Não seja capacitista. E para isso converse, leia e estude sobre pessoas e deficiências, a internet está aí para isso, e não apenas para postar memes. E claro ouça as pessoas com deficiência que você conhece, elas têm muito a dizer.

10 – Seja acessível. Seja na hora de investir em acessibilidade, afinal todos precisamos dela, ou porque precisamos estar dispostos a ser mais humanos, mais humildes, mais diversos, e com isso incluir de fato.