Por Flávia Poppe – Instituto JNG

Como funciona o “Home Support” do grupo-piloto?

David Williams, ex-presidente da Ability Housing, acredita que:
“Nós contratamos pela atitude e treinamos as capacidades (skills)”.A frase acima é sempre citada por Flavia Poppe e vai ao encontro da história contada no filme “Intocáveis”. Na trama, Driss, interpretado por Omar Sy, personifica a frase acima e representa muito bem a essência dos profissionais que o JNG busca para prestar os serviços de “Home Support” e Programa Personalizado nas moradias independentes. Queremos agentes de apoio que enxergam a pessoa antes da deficiência.

Os agentes de apoio do “Home Support” ficam lotados em um espaço dentro do mesmo prédio do morador, que funciona como uma base 24h e está sempre de portas abertas. Eles são contratados, treinados e avaliados pelo Instituto JNG. O trabalho deles é conhecer o perfil de cada inquilino, gerenciar as rotinas e horários (trabalho, remédios, visitas, terapias, academia etc.) e saber o que fazer, quem, quando e como acionar em caso de imprevistos. O custo do “Home Support” é fixo e dividido entre os moradores.

Os residentes também podem contratar o Programa Personalizado (PP) para desenvolvimento de habilidades de acordo com a avaliação profissional, onde são considerados os desejos expressados nas entrevistas. O PP é função de um agente de apoio com o mesmo perfil do “Home Support” e o custo é individual, pois depende da quantidade de horas contratadas.

Para as duas modalidades de serviço, os agentes de apoio estão sob supervisão e coordenação de profissionais de nível superior, especialistas na área.

Mas como funciona o PP, afinal? É traçado um plano, com metas e prazo, para o desempenho de tarefas rotineiras, em diversas áreas, sempre ligadas à adaptação das atividades e a casa:

  • socialização, saúde e bem-estar (alimentação);
  • acompanhamento de traslados tanto para atividades educacionais como para o trabalho (se for o caso), e
  • Finanças, só para citar algumas.
Um exemplo prático: o morador pode querer aprender a se deslocar para seu trabalho ou para a casa de pais ou familiares sozinho; ou a fazer sua própria lista de compras e ir ao mercado por conta própria; ou a cozinhar receitas básicas e usar com segurança utensílios de cozinha; ou qualquer outro tipo de interesse que aumente sua autonomia. Para saber mais, clique aqui, para assistir um vídeo explicativo.

Lembramos que o objetivo não é “fazer por ele” e sim “ensinar a fazer”. A duração é de três a seis meses e, ao fim, há uma avaliação 360º feita pelos inquilinos, familiares, agentes de apoio e a coordenação técnica do JNG.

Na Fase 1 – Preparatória – do grupo-piloto, os detalhes serão aprofundados e, ao final, você poderá decidir se continua no grupo-piloto, ou se prefere sair e aguardar um pouco mais para embarcar nessa jornada de conquista de autonomia e vida independente.

Como os resultados da fase Preparatória poderão me beneficiar? Na conclusão dessa fase, você receberá um relatório técnico detalhado, feito por especialistas, das habilidades e funcionalidades a serem trabalhadas para ampliar a autonomia da pessoa inscrita no grupo-piloto.

Se você deseja se inscrever no grupo-piloto de moradias independentes do JNG basta clicar no botão abaixo.

INSCREVA-SE NO GRUPO-PILOTO
O que aprendemos com a Ability Housing? Gravamos um vídeo contando como foi conhecer de perto o funcionamento e os desafios da instituição e o porquê qualquer pessoa com deficiência pode morar sozinha, o que varia é a quantidade de horas de apoio necessárias, clique aqui.

Envie suas dúvidas ou comentários para comunicacao@institutojng.org.br.

Cordialmente,
Equipe do Instituto JNG.

▪️Colabore com nossa campanha #ForçaJNG: https://www.catarse.me/institutojng
▪️Para saber mais sobre o modelo de moradias independentes do Instituto JNG, clique aqui.

 

Leia também:

JNG COMEMORA RESULTADOS DA CAMPANHA “JUNTOS, PODEMOS MORAR SOZINHOS. E COM A COVID-19”?

SOBRE O INSTITUTO JNG

Organização social de interesse público – OSCIP, com sede no Rio de Janeiro, financiada através de doações (benefício fiscal) e contribuições diretas, criada com o objetivo de identificar, promover, coordenar e executar projetos de inclusão social para pessoas com Deficiência Intelectual (D.I.), com foco na moradia independente com suporte individualizado.

Instituto JNG trabalha construindo redes e parcerias, nacionais e internacionais, que permitam promover a vida independente e autônoma de pessoas com deficiência intelectual, criando novas perspectivas para a inclusão social.