David Williams, ex-presidente da Ability Housing, acredita que:
“Nós contratamos pela atitude e treinamos as capacidades (skills)”.A frase acima é sempre citada por Flavia Poppe e vai ao encontro da história contada no filme “Intocáveis”. Na trama, Driss, interpretado por Omar Sy, personifica a frase acima e representa muito bem a essência dos profissionais que o JNG busca para prestar os serviços de “Home Support” e Programa Personalizado nas moradias independentes. Queremos agentes de apoio que enxergam a pessoa antes da deficiência.
Os agentes de apoio do “Home Support” ficam lotados em um espaço dentro do mesmo prédio do morador, que funciona como uma base 24h e está sempre de portas abertas. Eles são contratados, treinados e avaliados pelo Instituto JNG. O trabalho deles é conhecer o perfil de cada inquilino, gerenciar as rotinas e horários (trabalho, remédios, visitas, terapias, academia etc.) e saber o que fazer, quem, quando e como acionar em caso de imprevistos. O custo do “Home Support” é fixo e dividido entre os moradores.
Os residentes também podem contratar o Programa Personalizado (PP) para desenvolvimento de habilidades de acordo com a avaliação profissional, onde são considerados os desejos expressados nas entrevistas. O PP é função de um agente de apoio com o mesmo perfil do “Home Support” e o custo é individual, pois depende da quantidade de horas contratadas.
Para as duas modalidades de serviço, os agentes de apoio estão sob supervisão e coordenação de profissionais de nível superior, especialistas na área.
Mas como funciona o PP, afinal? É traçado um plano, com metas e prazo, para o desempenho de tarefas rotineiras, em diversas áreas, sempre ligadas à adaptação das atividades e a casa:
- socialização, saúde e bem-estar (alimentação);
- acompanhamento de traslados tanto para atividades educacionais como para o trabalho (se for o caso), e
- Finanças, só para citar algumas.
Um exemplo prático: o morador pode querer aprender a se deslocar para seu trabalho ou para a casa de pais ou familiares sozinho; ou a fazer sua própria lista de compras e ir ao mercado por conta própria; ou a cozinhar receitas básicas e usar com segurança utensílios de cozinha; ou qualquer outro tipo de interesse que aumente sua autonomia. Para saber mais, clique aqui, para assistir um vídeo explicativo.
Lembramos que o objetivo não é “fazer por ele” e sim “ensinar a fazer”. A duração é de três a seis meses e, ao fim, há uma avaliação 360º feita pelos inquilinos, familiares, agentes de apoio e a coordenação técnica do JNG.
Na Fase 1 – Preparatória – do grupo-piloto, os detalhes serão aprofundados e, ao final, você poderá decidir se continua no grupo-piloto, ou se prefere sair e aguardar um pouco mais para embarcar nessa jornada de conquista de autonomia e vida independente.
Como os resultados da fase Preparatória poderão me beneficiar? Na conclusão dessa fase, você receberá um relatório técnico detalhado, feito por especialistas, das habilidades e funcionalidades a serem trabalhadas para ampliar a autonomia da pessoa inscrita no grupo-piloto.
Se você deseja se inscrever no grupo-piloto de moradias independentes do JNG basta clicar no botão abaixo.
|