Foto do Roberto Carlos, vestindo roupa branca e jogando rosas sob um fundo azul. Foto: Internet/Reprodução.

Ontem (19) o cantor Roberto Carlos completou 80 anos. Um dos nomes mais importantes da história da música, por isso, considerado rei por alguns que devem entender de música.

Como eu não entendo, prefiro falar de um tema que eu conheça. O 80º aniversário de Roberto Carlos, trouxe à tona uma questão considerada por muitos nebulosa, o fato de Roberto ter uma deficiência.

Já abordei isso lá na Deficiência em Foco no quadro “Vc Sabia”, mas não me aprofundei pelo fato de que há poucas informações sobre a razão da sua deficiência. O que sabemos é que ele sofreu um acidente na infância que ocasionou a amputação de parte de sua perna direita.

Mas a questão trazida agora é “Por que Roberto Carlos não fala da sua deficiência?” apesar das polêmicas a explicação é muito simples: Porque ele não quer!

Sim, talvez você esperasse esta resposta, mas ela é absolutamente comum e compreensível. Assim como eu falo da minha e de outras deficiências boa parte do meu dia, ele tem direito de não falar nada e se preservar.

Pode haver traumas, medo, vergonha… Pode! Mas não somos nós que vamos julga-lo por isso. Essa espetacularização da deficiência feita por muitos nas redes sociais, em nada contribui para a inclusão, ao contrário, apenas atrapalha.

O primeiro passo para incluir é respeitar. E quem questiona e até cobra o Roberto Carlos para falar da sua deficiência não está respeitando a sua escolha pelo silêncio. E com certeza, não está incluindo.

Se você quer de fato falar de inclusão, respeite as opiniões diferentes, respeite o direito ao silêncio assim como muitos respeitam a sua voz! Forçando alguém a falar sobre algum assunto que não deseja, você não está trabalhando pela inclusão, você está apenas sendo mais um capacitista que não respeita a diversidade de pensamento.