PraTodosVerem: Foto do filme Fuja num fundo cinza, em destaque está Sarah Paulson e Kiera Allen. Foto: Internet/Divulgação

 

Um dos filmes mais falados recentemente é Fuja, tanto pela qualidade da trama quanto pelo fato da personagem principal Chloe ter uma deficiência e ser interpretado de fato por uma mulher com deficiência, Kiera Allen.

A trama conta a história de Chloe, uma jovem com deficiência que vive sob os cuidados da mãe, no interior dos Estados Unidos. O filme demostra em alguns momentos a diferença entre discurso e prática, pois ao mesmo tempo que a mãe defende a autonomia da filha diante de outras pessoas, na prática ela se comporta como uma mãe superprotetora e que tem controle total das ações da filha.

A história demostra claramente ações de violência doméstica e psicológica contra uma pessoa com deficiência. Além disso, é possível identificar outras formas de violência ali, como o capacitismo quando a mãe tenta desacreditar as palavras da filha ou quando outras pessoas duvidam da capacidade de Chloe.

Há também algumas pitadas de sarcasmo quando Chloe passa a frente numa fila e diz “tenham pena de mim, pois estou na cadeira de rodas”, o que de fato é muito comum as pessoas sem deficiência sentirem de nós.

A reflexão principal da trama é o limite entre proteção e abuso, pois talvez a intenção da mãe fosse realmente cuidar da filha, mas até onde o cuidado pode afetar a autonomia da pessoa com deficiência e garantir seu direito de ir e vir?

Essa situação me fez lembrar outro filme muito exaltado pelas pessoas que foi o Extraordinário, no qual muitas pessoas “aplaudiram” a mãe por se dedicar ao filho, mas sequer pensaram que ao fato de privá-lo do convívio escolar não o protegeu de fato, mas potencializou o preconceito que ele sofreu quando foi para a escola.

Claro que a intenção da família na maioria das vezes, é proteger a pessoa, mas e quando essa proteção vem camuflada de opressão? De uma falsa ideia de incapacidade? De uma falsa ideia de fragilidade? Fuja vai te fazer refletir sobre isso e muito mais.

 

ASSISTA AO TRAILER :

 

Conheça a atriz: