Evento realizado pela Hand Talk anuncia lançamento da edição 2021 junto da abertura de inscrições para os interessados em participar.

 

Foto de umas das edições do evento. Sobreposta a ela está a frase conceito do evento, as datas de realização e botões com as opções de inscrição para participantes ou patrocinadores. No topo da imagem está o logo do evento. — Imagem: Hand Talk

 

 

A Hand Talk, startup brasileira reconhecida pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo, anuncia essa semana o lançamento do Link 2021: Festival Digital de Acessibilidade, o maior evento sobre o assunto no Brasil. A empresa, famosa por quebrar barreiras de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes por meio da tradução automática de conteúdos em português para Libras (Língua Brasileira de Sinais) com diferentes produtos, realizará este ano a 4ª edição do festival. O evento de 2021 contará com 4 dias inéditos de palestras, que ocorrerão de forma 100% digital e gratuita nos dias 9, 10, 11 e 12 de agosto.

 

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, cerca de 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência (auditiva, visual, motora ou cognitiva), o que equivale a aproximadamente 46 milhões de brasileiros. Além da falta de acessibilidade percebida em atividades do dia a dia, essas pessoas também encontram vários desafios quando buscam adentrar o mundo virtual. Barreiras como a ausência de leitores de tela, de tradutores de texto para Libras, e tantos outros, fazem com que a internet esteja praticamente offline para essa parcela da população.

 

Vale ressaltar que a acessibilidade não só favorece pessoas com deficiência, mas proporciona benefícios para toda a população. Hoje, menos de 1% dos sites brasileiros é considerado acessível, apesar da aprovação em 2016 da Lei Brasileira de Inclusão, que torna obrigatória a acessibilidade digital. É nesse cenário que surge o Link, com o objetivo de colaborar com um mundo mais justo e inclusivo, fomentando espaços de discussão sobre a acessibilidade digital nas organizações e em todo o planeta.

 

Em 2020, o evento foi realizado ao longo de dois dias e pôde contar com mais de 20 palestrantes, somando 9 horas de conteúdo e atingindo aproximadamente 21 mil visualizações – triplicando o que havia sido atingido em 2019. Em edições anteriores o Link já recebeu personalidades como Clodoaldo Silva (campeão paralímpico de natação), Simone Freire (idealizadora do Movimento Web para Todos), Pequena Lô (influenciadora digital), e Sagar Savla (Gerente de Produtos da Equipe de Pesquisas do Google EUA). Empresas como Catho, Claro e Nic.br também estiveram presentes como patrocinadores do festival.

Para 2021, o Link apresentará o conceito de futuro como foco, já presente no slogan “Construir hoje um amanhã mais acessível”. Os temas abordados serão divididos em 4 trilhas para diferentes públicos ao longo de cada um dos dias: Tecnologia, Marketing & Comunicação, Gente & Diversidade e Futuro. Nomes como Beatriz Lonskjis (UX Designer na ThoughWorks), Malu Dini (Especialista em Acessibilidade no Itaú), e Ellen Aquino (Head de Qualidade e Segurança Cibernética no Grupo 3778), já estão confirmados para participar do festival. Algumas marcas também já marcaram presença como Mondelēz, Vitalk, Movimento Web Para Todos e BlendEdu. O evento trará palestras de peso, apresentando figuras internacionais e pessoas com deficiência – como protagonistas das discussões.

 

Sendo um festival que promove a diversidade e inclusão, o Link 2021 não deixa de contar com diversos recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras, audiodescrição e legendas. As inscrições já estão abertas e disponíveis no site oficial do evento, tanto para os interessados em assistir as palestras, quanto para empresas que gostariam de patrocinar essa edição.

 

 

Sobre a Hand Talk

Fundada em 2012, a startup brasileira Hand Talk foca em fazer bom uso da tecnologia trazendo mais acessibilidade para o mundo. A empresa oferece dois produtos diferentes, o Hand Talk app, que realiza traduções digitais e automáticas em tempo real para Libras e ASL (língua americana de sinais), e o Hand Talk Plugin, que torna sites acessíveis para a comunidade surda com traduções para Libras. Ambas as soluções contam com a ajuda de seus avatares e tradutores virtuais, o Hugo e a Maya. Esses dois vão além de apenas traduzir conteúdo, mas também estão aproximando pessoas através do uso da tecnologia e comunicação, aplicada em diversos ambientes, como salas de aula e famílias. Com sua ajuda, a Hand Talk busca quebrar barreiras de comunicação, contribuindo para um mundo mais justo e inclusivo.

 

Mini bio dos fundadores:

Ronaldo Tenório (CEO)
Nascimento: 12/11/1985 – Linkedin:
https://www.linkedin.com/in/ronaldotenorio

Publicitário e especialista em comunicação estratégica. É cofundador e Diretor Executivo da Hand Talk, uma das startups mais premiadas do Brasil, cujo aplicativo foi eleito pela ONU o melhor app social do mundo. Foi eleito pela Folha de São Paulo o mais promissor Empreendedor Social no Brasil, pela Revista Forbes como um dos jovens mais promissores do país e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), um dos 35 jovens mais inovadores do mundo.

 

Carlos Wanderlan (CTO)

Nascimento: 05/08/1982 – Linkedin: https://br.linkedin.com/in/carloshandtalk

Diretor de Tecnologia e cofundador da Hand Talk, é desenvolvedor de software e aplicativos com mais de 10 anos de experiência em programação. Além da experiência empreendedora, também atuou desenvolvendo tecnologia em grandes empresas. Em 2014, ao lado dos seus sócios, foi eleito pela Folha de São Paulo o Empreendedor Social de Futuro no Brasil.

 

Thadeu Luz (COO)

Nascimento: 13/04/1983 – Linkedin: https://br.linkedin.com/in/thadeu-joseph-luz-69577221/pt
Diretor operacional e cofundador da Hand Talk, possui especialização em animação gráfica, possui formação em Arquitetura pela Universidade Federal de Alagoas e animação 3D na Seneca College, em Toronto-CA, onde trabalhou com efeitos especiais em produções de seriados, curtas e longa metragens para diversas produtoras internacionais. Em 2014, ao lado dos seus sócios, foi eleito pela Folha de São Paulo o Empreendedor Social de Futuro no Brasil.

 

Mais informações: