Você já parou para pensar nos desafios que uma pessoa com deficiência pode enfrentar no seu dia a dia?

É por isso que, cada vez mais vem surgindo novas tecnologias para proporcionar à pessoa com deficiência maior independência. E a Tecnologia Assistiva tem um papel fundamental nisso.

Segundo a Lei A Lei nº 13.146/2015, conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a Tecnologia Assistiva pode ser definida como:

“produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.

Os recursos de tecnologia assistiva são organizados ou classificados de acordo com objetivos funcionais a que se destinam.


Algumas categorias são:

Auxilio para vida diária: Materiais e produtos que favorecem desempenho autônomo e independente em tarefas rotineiras ou facilitam o cuidado de pessoas em situação de dependência de auxílio.
• Comunicação alternativa: Destinada a atender pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar, escrever e/ou compreender.
• Recursos de acessibilidade ao computador: Conjunto de hardware e software especialmente idealizado para tornar o computador acessível a pessoas com privações sensoriais (visuais e auditivas), intelectuais e motoras.
• Projetos arquitetônicos para acessibilidade: Adaptações estruturais e reformas na casa e/ou ambiente de trabalho, através de rampas, elevadores, adequações em banheiros, entre outras.
• Órteses e próteses: Próteses são peças artificiais que substituem partes ausentes do corpo.
Seja nas áreas sociais, empresariais ou até mesmo na saúde, a Tecnologia Assistiva gera autonomia, facilita processos, acelera as comunicações, e produz resultados surpreendentes, gerando muito mais qualidade de vida e bem estar!

Conheça os produtos de Tecnologia Assistiva do Mercado Adaptado,
clicando no LINK

 

O Mercado Adaptado é uma plataforma marketplace que funciona como elo entre as marcas e profissionais de tecnologia assistiva e o consumidor com deficiência, unindo as duas pontas em um shopping virtual feito por e para as pessoas com deficiência.

CONHEÇA

 

Fonte

https://mercadoadaptado.com.br/blog-do-mercado-adaptado/