A paralímpiada de Tóquio está chegando. E logicamente o Brasil vai se destacar e ganhar muitas medalhas olímpicas.
Mesmo assim, os atletas paralímpicos seguem a margem das grandes marcas, dos holofotes da mídia aberta, entre tantas outras coisas, mas aposto que surgirão oportunistas e um monte de hashtag de “apoio”, mas que não passam de tentativas de surfar a onda do momento em busca de likes e notoriedade nas redes sociais.
Mas o objetivo aqui não é falar de pódio, de medalhas, de títulos ou de uma posição no quadro de medalhas, pois isso fica com os atletas, e com certeza eles farão isso acontecer naturalmente.
O que quero aqui é falar da verdadeira medalha que precisamos ganhar, a medalha que realmente vai trazer avanços para nossa causa e nossa realidade.
É a medalha que não condiciona patrocínio, apoio, incentivo a resultado, mas que apoia, patrocina e incentiva por que acredita que o esporte ajuda a incluir e gerar oportunidade.
É a medalha que conheça a nossa realidade a ponto de entender que a transmissão do evento em um canal fechado para uma população que sobrevive com menos de um salário mínimo em nada contribui.

É a medalha que nos dê oportunidades não apenas para cumprir uma cota ou para dizer que inclui.

É a medalha contra o espetáculo jornalístico que não informa, não inclui, não representa, mas lucra sobre nossa pauta.

A medalha para termos paciência de aceitar o básico quando falamos de acessibilidade e dizem “ah, já tem rampa, temos Libras, precisa Braille?”.

A medalha contra olhares penosos, admirados ou surpresos por você ser quem você é, e não ter medo de sair por aí e lutar por seus objetivos.

A medalha contra aqueles que calam a nossa voz, e tentam falar por nós, só porque temos uma deficiência.

A medalha contra o senso comum, a preguiça, a desinformação e má vontade com a nossa causa.

A medalha contra o discurso preguiçoso da igualdade que não respeita nossas diferenças.

É a medalha que combate o capacitismo mascarado de exemplo de superação, do heroísmo, do coitadismo. Desses discursos vazios que não incluem ninguém, mas que é bonitinho e gerador de like.

A única medalha que precisamos é a medalha do respeito.