A Intel desenvolveu uma espécie de “mochila inteligente” para auxiliar pessoas com deficiência visual. Jagadish K. Mahedran, desenvolvedor de IA do Instituto de Inteligência Artificial na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, encontrou uma forma de aproveitar a potência dos processadores da Intel.

 

A “mochila inteligente” ajuda na identificação de desafios comuns, como sinais de trânsito, obstáculos suspensos, faixas de pedestres, objetos em movimento e mudanças de elevação por meio da execução de um dispositivo interativo com baixo consumo de energia. Ou seja, ela se torna uma “radar” portátil de alta precisão e leitura de profundidade em tempo real.

 

Como funciona?

 

Segundo o site Canal Tech, o sistema todo fica dentro de uma pequena mochila, que vem com um colete para posicionar os componentes na posição ideal para leitura dos arredores. A unidade de computação, semelhante a um laptop, fica nas costas, dentro do compartimento, enquanto a câmera fica escondida na parte frontal do traje, com uma bateria autonomia aproximada de oito horas dentro de uma pochete.

 

Demais né?

Para completar, o usuário conta com um fone de ouvido Bluetooth, que envia as orientações da IA e também recebe os comandos por voz. Assim, de acordo com a movimentação, o sistema informa sobre os obstáculos à frente, incluindo placas, galhos de árvores e outros transeuntes. Os testes também destacam o alerta sobre faixas de pedestres, guias, escadas e entradas de edifícios. E tudo isso seria realizado com um objeto bastante discreto para ser usado em público.

 

Por enquanto, ainda não há uma previsão de chegada ao mercado como um produto para o consumidor final, até porque o projeto ainda passa por testes e mais pesquisa.

 

Mas os idealizadores já pensam abrir o código do sistema, para que ele possa ser fabricado em breve por quaisquer interessados.

 

Conta pra gente o que achou nos comentários: o que você achou dessa invenção? :O

Descrição da imagem no post do instagram.

Fonte: https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/mochila-inteligente-usa-ia-da-intel-para-guiar-deficientes-visuais-nas-ruas-181299/