#PraTodosVerem: Imagem com fundo azul com uma estátua de Sócrates. Foto: Internet/Divulgação

 

É com essa potente frase de Sócrates que inicio esta coluna, agora com a novidade de ter também no formato em áudio. Ai é você que escolhe se quer ler ou ouvir, a experiência é tua.

Mas partindo para o tema da coluna, conhece-te a ti mesmo, lida nos tempos de hoje, pode sim ser um ótimo exercício de inclusão, um exercício de humanidade, um exercício de respeito com o outro, mas principalmente, consigo mesmo.

Até porque não é possível permitir-se conhecer o outro sem conhecer a nós mesmos. Assim, conhecendo a nós mesmos, teremos a chance de construir relações sólidas, reais e humanas. Caso contrário estaremos dando passos para o ego, para a superficialidade e para a tristeza.

E para incluir de verdade o processo é basicamente o mesmo, pois quando nos conhecemos entendemos que somos únicos, e quando entendemos isso, entendemos também que o outro é único na sua essência e por isso, não dá para incluir no senso comum.

Incluir é aceitar a diferença como um valor universal. Valor de vida, de sobrevivência, de existencialidade;

Incluir é pensar na diversidade, na especificidade de cada pessoa, e fazer disso, um valor único seja na construção de um ambiente acessível ou no valor que ela poderá agregar;

Incluir é admitir que não sabemos tudo, às vezes não sabemos nada, mas é estar disposto a conhecer, aprender, desenvolver e reconstruir.

Conhecer é incluir. E partindo desse princípio o conhece-te a ti mesmo é fundamental para que tu estejas disposto a aprender. Aprender a desconstruir, reconstruir, redescobrir… A incluir.

Ouça a Coluna em áudio no Podcast da Deficiência em Foco

Compre o meu novo livro “Sentado Tu é Normal e Outras Crônicas” no Mercado Adaptado

Sentado Tu é Normal e Outras Crônicas