Nadador tenta ajudar a esposa Raquel a cuidar do filho recém-nascido, Danielzinho, enquanto se prepara para ser o principal nome do Brasil nas Paralimpíadas do Rio

Dentro das piscinas, o 2015 de Daniel Dias foi tão vencedor quanto possível. Foram oito medalhas no Mundial de natação paralímpica e oito ouros nos Jogos Parapan-Americanos, sendo o principal nome do Brasil nas históricas campanhas em Glasgow e Toronto. Nesta segunda-feira, o maior ícone do esporte paralímpico brasileiro retoma a preparação para os Jogos do Rio com uma missão a mais fora d’água: ajudar a esposa Raquel a cuidar do mais novo herdeiro do casal, Danielzinho.

O caçula da família nasceu em novembro, quando as principais competições do ano já tinham passado. Mesmo assim, Raquel evitou ao máximo incomodar Daniel para que o nadador tivesse um sono de melhor qualidade e não visse sua rotina de treinos ser prejudicada – ele teve folga apenas no dia do nascimento e duas semanas de recesso entre Natal e Ano Novo.

– Achei que seria mais difícil, mas o Danielzinho é super tranquilo, igual ao pai. Dorme muito, mama bastante. Estamos curtindo muito esse grande momento que estamos vivendo em família. Tenho que agradecer muito a minha esposa, que mesmo com o nosso primeiro filho nunca me acordou por saber que eu preciso descansar para poder me dedicar aos treinamentos.

Daniel Dias e Clodoaldo Silva após a prova dos 50m livre S5 em Toronto (Foto: Jonne Roriz/MPIX/CPB)Daniel Dias e Clodoaldo Silva após a prova dos 50m livre S5 em Toronto (Foto: Jonne Roriz/MPIX/CPB)

Durante o dia, quando está em casa, Daniel tenta dar sua parcela de contribuição. Se a habilidade na troca de fraldas não é das maiores, o nadador se diverte em seu “habitat natural”.

– Com fralda sou uma negação, não é meu forte. Se precisar eu troco, mas digo que não é mais forte. Meu negócio é água, então no banho me viro bem ali, consigo ajudar bastante. O Asaph (primogênito) faz natação desde os seis meses para gastar energia, porque tinha problemas para dormir, e esperamos que o Danielzinho também siga esse caminho. Eu puxo para o esporte do pai, mas na verdade quero incentivá-los a praticar qualquer esporte.

Daniel Dias nadador (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)Daniel Dias com os oito ouros do Parapan de Toronto (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)

Em 2016, Daniel disputará várias competições no exterior antes das Paralimpíadas do Rio, em setembro. Ciente de sua importância não só pelo potencial esportivo para também enquanto divulgador do evento, o nadador convocou a torcida a comprar ingressos para os Jogos.

A venda direta foi iniciada em dezembro com ingressos a preços populares. Há dez esportes com preços a partir de R$ 10: maratona, bocha, esgrima em cadeira de rodas, goalball, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e vela, além de finais de ciclismo de estrada e halterofilismo, que possuem uma única faixa de preço.

– A gente vê o interesse das pessoas, mas sabe que precisa melhorar. Quero convidar quem ainda não adquiriu o ingresso que venha acompanhar o esporte paralímpico, venha torcer e entender que o evento não é só dos atletas. Nós e a torcida podemos ser um só e conquistar juntos várias medalhas para o país.

Fonte: Troca de fraldas, banhos e Jogos: os desafios do papai Daniel Dias em 2016