Instituto paradigma (1)

Biblioteca com temas relacionados Acessibilidade, Educação Inclusiva, Inclusão Econômica e Participação Social de pessoas com deficiência.

São 24 anos de história, que começou com uma ideia e virou um ideal. Uma história que construímos juntos e que não é só nossa. É de todos.

Quando dissemos que nossa história é de todos, é porque ela é mesmo. De todos e para todos.

Nessas duas décadas de trabalho, nascemos como ABAEDAssociação Brasileira de Apoio Educacional ao Deficiente – para aproximar pais e profissionais com o objetivo viabilizar a inclusão das pessoas com deficiência na escola e no seu cotidiano. Mas esse era só o começo.

Instituto paradigma (2)

Em 2003, a ABAED transformava-se em Instituto Paradigma. O novo nome trouxe uma nova marca, com ampliação de nossos objetivos. Mas a marca que tínhamos deixado nunca se apagou. As novas demandas sociais trouxeram novos desafios, mas o ideal e a motivação pelo trabalho também se ampliaram.

O sonho de contribuir para a equiparação de oportunidades e acessibilidade plena, para as pessoas com deficiência, aos poucos se concretizava em cada conquista nossa.

Fóruns, comitês, convenções e projetos. Quando se trata da pauta da inclusão o Instituto Paradigma procurou, e procura até hoje, contribuir e participar. Dessa forma, na sua atuação, destaca-se o pioneirismo nacional e internacional , como:  a Conferência Anual da Workability International ; a Convenção Internacional do Direito das Pessoas com Deficiência na ONU e o Fórum de Empresas, em parceria com a FIESP, para a inclusão econômica das pessoas com deficiência. Tivemos incontáveis experiências e ações postas em prática , que nos proporcionaram resultados ainda mais importantes: milhares de vidas transformadas e pessoas incluídas.

livro biblioteca (1)

Mas podíamos fazer mais.

Mas ainda podemos fazer mais, e por isso, chegou a hora de dar mais um passo adiante. Assim como fizemos há 12 anos, quando criamos o Instituto Paradigma.

Um capítulo que, mais uma vez, vamos escrever juntos e exigirá a nossa constante perseverança: compartilhar conhecimento e construir a nossa Biblioteca Virtual.

Todo o nosso know-how estará aqui e disponível para você usufruir. Nossas referências técnicas, nossas ideias e marcas que conseguimos deixar na sociedade , através do nosso trabalho. Esta será a continuidade da nossa contribuição pela inclusão social, sem barreiras, para as pessoas com deficiência.

Com este espaço, queremos dialogar com os profissionais que continuam envolvidos e engajados com a inclusão. Tanto nas empresas, como nas escolas, nos serviços de saúde, nas instituições do terceiro setor, etc.

Quanto mais amplo o diálogo, maiores serão as possibilidades de construirmos novos conhecimentos e propagarmos as relevantes experiências. Afinal quanto maior o numero de multiplicadores da inclusão que ajudarmos a formar, maior será a nossa motivação de poder contribuir para vivermos em uma sociedade acessível e mais igualitária. E isto só é possível através do importante movimento de Pessoas incluindo Pessoas.

http://www.institutoparadigma.org.br/

Fonte: Sobre · Biblioteca Virtual | Instituto Paradigma