O jogo “Arcade Land”, apresentado nesta sexta-feira como exclusivo para PlayStation 4, será adaptado para pessoas com paralisia cerebral e tem como objetivo estimular a inclusão social.

Com seis minigames em 3D, o título desenvolvido pela espanhola Koth Studio se baseia em seis grandes jogos clássicos, como “Serpente” e “Pac-Man”.

O lançamento de “Arcade Land” será realizado em maio tanto na Espanha como no resto da Europa, para depois ser exportado aos Estados Unidos, anunciou à Agência Efe o desenvolvedor Nicola Cencherle.

O jogo é voltado para todos os públicos e também é “acessível às pessoas com paralisia mental”. “Arcade Land” inclui uma câmera integrada, que reconhece movimentos do usuário em tempo real e permite que o jogador interaja “sem a necessidade de usar um comando”, basta mexer o tronco do corpo humano ou a cabeça, explicou.

Os desenvolvedores trabalharam com especialistas em reabilitação, e o game foi testado por pessoas com paralisias cerebral. Segundo o diretor do Centro de Tratamento Neurológico Ponte del Pilar, Nacho García, a finalidade física da produção é evitar posturas “patológicas” de movimento “tão prejudiciais para eles”.

Isso pode ser causado por esforço excessivo, emoções intensas ou fazer certo comando, como consequência da repetição, podem desencadear problemas musculares, deformidades ou dores crônicas. Na opinião dos especialistas, a iniciativa tenta ser um esforço de adaptação, embora sem caráter terapêutico.

Fonte: Exclusivo para PS4, “Arcade Land” ajudará pessoas com paralisia cerebral