Sobre esta gambiarra

O suporte de cuia foi pensado dentro da oficina de prototipação ofertada pela Mercur ao curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo que este tem o intuito de auxiliar pessoas com dificuldade de preensão e força a desfrutarem do, culturalmente conhecido, chimarrão.

Materiais utilizados

– Neoprene
– velcro
– linha
– agulha

CUIA GAMBIARRA (2)

Montagem/Construção

– Passo 1

Recorte no neoprene duas faixas que servirão para o suporte da base e do bocal da cuia.

– Passo 2

Em seguida, recorte uma faixa que servirá de apoio para os dedos e uma faixa de elástico mais fina e menor para servir de suporte para o polegar. Por fim, recorte o neoprene em formato de meia lua, de acordo com o bocal da cuia, para servir de cobertura para a erva-mate.

– Passo 3

Costure as duas faixas de neoprene, formando um “cinto” bem firme em torno do bocal e da base da cuia.

– Passo 4

Após, costure a faixa que servirá de apoio para os dedos, de forma que uma alça se forme, mas que esta possa ser ajustável ao tamanho da mão.

– Passo 5

Em seguida, costure o pequeno suporte para o polegar, de modo que este fique solto em torno da faixa do bocal da cuia. Para finalizar, fixe a cobertura da erva-mate nas bordas da faixa do bocal da cuia.

– Passo 6

Prototipação realizada por: Luana Martins, Natiely Lange Silva, Silvana Trojahn, Fernanda Amarante, Caren Cristina Roveda, Darlene Hickmann, Jordana Geleski, Isabela Xavier, Cassiane Rodriguês, Érica Lemes e Fernando Porto (Acadêmicas do curso de Terapia Ocupacional da UFSM e Bolsista da Mercur, respectivamente)

CUIA GAMBIARRA (1)

Fonte: Diversidade na rua | Suporte de cuia adaptado para pessoas com déficit de preensão