mude-de-lado-escara-sobest

Movimento “Mude de Lado e Evite a Pressão” ocorre em diversas partes do País

 

A Sobest, Associação Brasileira de Estomaterapia – Estomias, Feridas e Incontinências, realiza em novembro a Campanha “Mude de Lado e Evite a Pressão”, de conscientização sobre as úlceras por pressão, muito comum em pessoas acamadas e impossibilitadas de mudar de posição.

sintoma escaraAs ações, que serão realizadas em diversas partes do País, fazem parte de um movimento internacional, que neste ano tem como data principal 17 de novembro, o Dia Mundial de Prevenção da Lesão por Pressão. Em Salvador, no dia 10 de novembro, no Hospital São Rafael, e dia 21 de novembro, no Hospital Aliança.

A lesão por pressão  é uma ferida na pele causada pela interrupção da circulação sanguínea em um determinado local do corpo próximo de uma região óssea, aliada a uma pressão contínua nesta mesma região.

Os pescaras ulcera de pressao (9)acientes acometidos sofrem alterações clínicas e danos funcionais, aumento da dor, risco de infecções graves também estão associadas, internações prolongadas e morbidade.

Os locais mais comumente afetados são a região sacral e os calcâneos, sendo que aproximadamente 60% das úlceras de pressão se desenvolvem na região pélvica ou abaixo desta.

escaras ulcera de pressao (12)

Como o seu desenvolvimento implica em sofrimento e tratamento com custo elevado, a prevenção é a melhor indicação. A principal medida é a mudança de posição do paciente, cuja frequência deverá seguir os limites do próprio paciente, da pele e do ambiente que ele se encontra.

“A Sobest trabalha ativamente para conscientizar pacientes e cuidadores sobre a importância da prevenção. Da mesma forma, capacita profissionais, em especial os enfermeiros estomaterapeutas, para atuarem da forma mais eficiente possível, para garantir a qualidade de vida dos pacientes”, ressalta a presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia, Maria Angela Boccara de Paula.

Instituições internacionais como National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) nos EUA e a European Pressure Ulcer Advisory Panel (EPUAP) na Europa preconizam medidas preventivas, baseadas em evidências cientificas, onde a principal delas é a mudança de posição. Atualmente vários países, incluindo o Brasil, seguem os protocolos baseados nas orientações dessas instituições (NUAP e EPUAP).

 

Sobre a SOBEST

sobest

A Sobest é uma associação multidisciplinar, de caráter científico e cultural, alicerçada nos preceitos estabelecidos e aceitos mundialmente para a enfermagem em Estomaterapia, fundamentada nas bases éticas e filosóficas da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), em nível nacional, e do World Council of Enterestomal Therapists (WCET) – an association of nurses (WCET), em nível internacional.

A SOBEST é uma Associação sólida, ética, respeitada e conceituada pela comunidade científica. Está vinculada à Comissão de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem Seção São Paulo (ABEn–Seção SP). Foi a primeira associação científica a vincular-se à ABEn.