No post anterior, falei sobre o RIO ACESSIBLE TOUR e um pouco sobre a criadora e idealizadora do projeto, que tomou a iniciativa de criar e reunir todo tipo de atividade turística acessível na cidade do Rio.

Ela nos escreveu contando como foi a sua inspiração e o desejo de mudar a realidade e incluir passeios adaptados na cidade maravilhosa.

A HISTÓRIA

Meu primeiro contato com cadeirante foi com meu Tio Aury,  que trabalhava, fazia churrasco, ia para a praia, se reunia com os amigos para jogar carta, falava de política com meu pai (eu detestava o papo deles) que tinha e fazia uso da cadeira de rodas, qual eu sempre que o visitava, ficava louca para ele ir para o sofá e eu dar umas voltas no quintal com a cadeira, rs.

Ao longo da minha vida, minha mãe sempre me chamou a atenção apra ser agradecida a tudo que tenho e por não ter nenhuma deficiência, dando valor por ter todos os membros no lugar e não ter desculpa para fazer nada e ser prestativa sempre que possível aos outros. Cresci sendo solidária com idosos, abrindo portas, carregando bolsas pesadas na rua de outros, e assim fui educada.

Na fase adolescente, fui estagiária no Aeroporto Internacional do Rio e minha função preferida era embarcar as pessoas com cuidados especiais, fossem estas de terceira, idade, cadeirantes, crianças desacompanhadas, e conheci muita gente interessante qual se eu parar para contar histórias, este texto nunca mais terminará.

Bem, isso me fez com que me identificasse com as pessoas independente de suas limitações intelectuais, raça, cor, nível social.

O Rio Acessible Tour foi um pegado de tudo isso e a proposta de nascimento desta oferta de turismo acessível e inclusivo se deu após eu guiar um Americano Indiano cego, que veio ao Rio junto com sua família e cão-guia. Foi um dia incrível, de muitas risadas, momento maravilhoso e pude perceber que eu trato gente pelo o que eles são: gente.

Eu nasci para ser feliz, para viver a alegria simples, do pouco é mais, que para ter um dia bom basta um pôr do sol, amigos em volta e uma boa gargalhada, e é isso que eu proponho todos os dias no meu trabalho de guia de turismo: um dia agradável, passeando, conversando, trocando experiências e histórias, ensinando e aprendendo.

Estar conectada ao mundo das pessoas com deficiência – sejam essas quais forem – fez abrir a minha mente a um mundo que precisa passar informação, que as pessoas não enxerguem as outras com pena, mas com compreensão, e que todos tem a oportunidade, mesmo que sem muita acessibilidade, de fazer e realizar o que quiserem.

Percebi que no Rio existem muitos obstáculos, mas quem não os encara diariamente, seja no que for? A cidade tem uma gama de atividades acontecendo diariamente, e basta as pessoas buscarem estas opções que estão aí acontecendo.

Então eu resolvi me dispôr, dentro do trabalho que realizo de guia de turismo, para que as pessoas saim de casa e se aventurem e venham viver.

Lu Bonguardo

Se você não leu a primeira parte, não deixe de conferir no link abaixo:

PARTE 01: CONHEÇA O RIO ACESSIBLE TOUR E SUA CRIADORA LU BONGUARDO