Paixão Cega: áudio descrição nos jogos do Flamengo. Foto: Divulgação

Mesmo com a lei estadual Nº 837/2011, que garante a gratuidade para cegos e acompanhantes não-deficientes em eventos culturais e esportivos no Estado do Rio de Janeiro, dificilmente há presença desse público em jogos de futebol. Pensando nisso, o Clube de Regatas do Flamengo anunciou nesta terça-feira (10) o projeto “Paixão Cega”, uma plataforma para os torcedores do time, deficientes e acompanhantes, se encontrarem para irem juntos as partidas do Flamengo.

Nathália Rodrigues e Thiago Alexandre, ambos deficientes visuais e precursores do projeto, relataram ao site oficial do Clube suas experiências em estádios:

– Quando vou ao estádio só entro com a minha carteirinha, que dá direito à minha entrada e de outra pessoa. E tem vezes que eu preciso convencer alguém a ir comigo, porque vou a jogos normais, sem muita importância. Eu estou sempre querendo ir – explica Nathalia.

– Mesmo não tendo a visão, a gente sente a energia, o clima e a animação do estádio. É muito diferente, muito melhor do que acompanhar pela TV, conta Thiago.
 
Não é a primeira ação inclusiva do Clube: Desde 2016, foi inserida a hashtag”#PraCegoVer”, com postagens descritivas para a inserção dos torcedores em suas redes sociais, através do sistema de leitura presentes em computadores e celulares.

Através do site www.paixaocega.com.br, acessível através de desktop e mobile para deficientes ou não, a plataforma fará o arranjo necessário entre os torcedores. A previsão é que o projeto entre em ação já nas primeiras partidas do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.

Fonte: O que os olhos não veem, o coração sente: Flamengo cria ação inclusiva para torcedores com deficiência visual – Noticiário Paralímpico