Uma coisa é certa, todos os pais querem manter seus filhos em segurança, mas essa tarefa pode tornar-se difícil para aqueles que têm filhos com autismo.

Ser pai é uma tarefa desafiadora, mas é ainda mais complexo para aqueles que possuem filhos com Desordens do Espectro Autista (ASD), uma deficiência de desenvolvimento que afeta os indivíduos no âmbito social e comportamental. Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças estimam que 1 em cada 68 crianças nos Estados Unidos são identificadas com ASD. Esse é um número significativo para uma doença que atualmente não tem cura.

Muitas crianças que têm ASD acabam se perdendo dos pais e não conseguem voltar para casa. Há vários casos de morte devido a afogamento, atropelamento ou hipotermia.

Um pai, com um filho diagnosticado com ASD, decidiu usar a tecnologia para evitar essa tragédia. Doron Somer é o co-fundador da AngelSense, um dispositivo de monitoramento e um aplicativo para crianças com necessidades especiais.

Ele nasceu da necessidade do cofundador Doron Somer em fazer mais do que apenas contar com sistemas de GPS para seu filho autista. Ele queria mais dados e mais possibilidades para saber o que estava acontecendo com seu filho, algo muito além de um pontinho por GPS no mapa, contou ele.

Esse app envia um alerta, que dá aos pais a capacidade de transmitirem um sinal de emergência para um grupo de pessoas que são pré-definidas  no caso de uma criança desaparecer.

“Fizemos a nossa missão de prevenir, ou pelo menos limitar, os efeitos potencialmente desastrosos desse comportamento”, disse Doron. “Durante uma emergência, cada minuto é crucial, e a primeira hora é muitas vezes o momento crítico para determinar se a criança vai ser encontrada”.

O aplicativo envia uma notificação instantânea com a localização da criança para uma equipe pré-determinada para começar a missão de resgate e isso economiza um tempo valioso.

Em 2015 o aplicativo salvou a vida de um garoto de 17 anos em Nova York, pois alertou a polícia que conseguiu rastrear a localização do menino. Desde então, o AngelSense ajudou a salvar a vida de várias crianças.

asd2

O dispositivo fornece a  programação diária da criança e permite aos pais verem a rota e os locais de seus filhos durante todo o dia.

asd3

Se por algum motivo a criança visita um local inesperado, os pais são notificados imediatamente.

asd4

Fonte: Pai cria um aplicativo para ajudar filho com autismo – Jornal Pop