Você certamente já ouviu e viu por aí cães guia, os mais conhecidos na tarefa de ajudar pessoas com deficiência visual. Mas um cão de assistência pode fazer muito mais do que isso, e esses três chegaram para o provar.

A Bocalán é uma organização nascida na Espanha e que está há mais de 25 anos treinando amigos de quatro patas prestes a tornarem-se parte essencial da vida das pessoas. Agora ela chega ao Brasil, virando Bocalán Brasil, e seu trabalho já começa a dar frutos, com a entrega dos primeiros cachorros de assistência.

Três famílias brasileiras acabaram de receber novos membros de quatro patas em suas casas: Pandeiro, Manjericão e Feijão. Os animais foram treinados por quase dois anos para auxiliar duas crianças com autismo e uma cadeirante.

Pandeiro, um Labrador Retriever, ficou com Maria Clara (6) que foi diagnosticada com Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) aos três anos de idade. Com a chegada do Pandeiro, a criança poderá passear tranquila pelas ruas com seus pais. O mesmo acontecerá com Victor (6), também diagnosticado como uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que terá a companhia de Manjericão, um Golden Retriever.

Suelen (33) recebeu o diagnóstico de Distrofia Muscular Facio-Escápulo-Umeral aos 12 anos de idade. Caracterizada por uma fraqueza muscular progressiva, a FSHD limita atividades básicas do dia-a-dia como abrir gavetas ou pegar uma chave caída no chão, mas isso não será mais obstáculo para ela graças ao Feijão, um Labrador Retriever, pronto para ajudá-la no que for preciso.

interna_caes

Todo o processo de treinamento até a entrega dos cães às famílias é longo. Durante um ano eles ficam nas casas de famílias voluntárias que são responsáveis pela etapa de socialização até irem para uma organização para receber o treinamento básico de adestramento. Cada cão é treinado de forma personalizada por profissionais qualificados que seguem rígidos padrões internacionais.

bacalan1

bacalan2

Todas as fotos © Bocalán

 Fonte: http://www.hypeness.com.br/2016/12/amigos-de-quatro-patas-familias-brasileiras-recebem-caes-de-assistencia