#PraTodosVerem: Na imagem mostra o ator, Ben Affleck, um homem branco, de cabelos curtos e pretos, usa óculos, vestindo uma camisa social branca e gravata, e está escrevendo eu uma janela de vidro. Fim da descrição. Foto: Internet/Divulgação

 

No filme o ator Ben Affleck, interpreta um contador autista

O filme “O Contador” que tem como protagonista o ator Ben Affleck, parecia ser mais um bom filme de ação que estaria mesclado a uma profissão não tão entusiasmante, a contabilidade. No entanto, de logo de cara, tive uma grata surpresa, Christian Wolff é autista.

Conforme explicado pelo próprio ele tem uma forma leve de autismo que afeta suas atividades (não conseguir parar sem terminar uma tarefa) sensibilidade à luz e sons. O filme é predominantemente de ação, visto que Christian é contador de várias organizações criminosas, mas usa o dinheiro que ganha para apoiar instituições e pesquisas voltadas a área de neurociências.

O pai tem um papel fundamental na história, um oficial do exército, que se nega a colocar o filho em uma escola “especial” para crianças com a mesma condição dele. E resolve treiná-lo para desenvolver suas habilidades. É possível questionar as decisões do pai, porém, ele tem papel fundamental na construção do Christian contador, atirador e especialista em lutas.

Assista o trailer:

 

Características comuns aos autistas como uma concentração fora do comum, dificuldade de expressar alguns sentimentos, dificuldade de socialização e traumas familiares, como o abandono da mãe, marcam a trajetória do contador.

Outro ponto importante do filme se passa na escola “especial”, pois o diretor tem uma filha com autismo e apresenta pontos importantes para desmistificar sobre essa condição ressaltando que todos nós temos habilidades e que só precisamos de tempo e condições para expressá-las, e que a sociedade de forma geral, precisa entender que não há um “igual” ou “normal” a ser seguido e que são as diferenças que fazem do mundo o que ele é.

O filme está disponível na Netflix.