“Sou muito feliz de mostrar para todo mundo que sou capaz de ter meu próprio café”, diz Jéssica Pereira
 
Por Vitória Batistoti
 
Jéssica Pereira da Silva, 25, é a sócio-fundadora do Bellatucci Café, empreendimento inaugurado em julho em X, bairro na zona Y em São Paulo (Foto: Reprodução / Facebook)
Jéssica Pereira da Silva, 25, é a sócio-fundadora do Bellatucci Café, empreendimento inaugurado em julho no Cambuci, bairro no centro de São Paulo (Foto: Reprodução / Facebook)
 
Cozinhar sempre foi um lazer para a paulistana Jéssica Pereira, 25, que, desde criança, passava as tarde na cozinha ajudando sua mãe a preparar algumas receitas. Com o tempo, Jéssica foi ganhando mais habilidade culinária e passou a preparar seus próprios pratos. E, desde julho deste ano, ela cozinha refeições para seus clientes do Bellatucci Café, empreendimento que inaugurou ao lado da irmã e do cunhado.
 
Após realizar algumas oficinas no Instituto Chefs Especiais – onde aprendeu truques e receitas com diferentes chefes famosos, como Henrique Fogaça, Claude Troisgros, Guga Rocha e Reymi Myazi, que lhe ensinou seu famoso nhoque de mandioquinha –, o desejo de Jéssica de abrir seu próprio empreendimento foi ficando cada vez mais forte. “Sempre sonhei em ter meu restaurante. Peguei o dinheiro da minha poupança e, com a ajuda da minha irmã, Priscila Della Bella, e do meu cunhado, Douglas Batetucci, completei o dinheiro para realizar esse sonho”, diz a paulistana.
 
Ao todo, o trio de sócios conseguiu juntas R$ 70 mil reais. “Além disso, economizamos cerca de R$ 30 mil colocando a mão na massa e a família toda para trabalhar. Foram 3 meses de reforma, lidando com pintura, decoração… Mas eu sempre fiz questão de participar e opinar em cada detalhe”, afirma Jéssica. Finalmente, em julho deste ano, o Bellatucci Café abriu suas portas e recebeu mais de 200 clientes no dia de inauguração.
 
Desde então, Jéssica tem preparado diversas receitas diariamente para servir aos seus clientes. As opções oferecidas no cardápio do Bellatucci há cafés de diversos sabores, além de bolos, waffles, bolinhos de chuva, panquecas, quiches, salada, muffins, omeletes e, claro, seu nhoque de mandioquinha. “Não é todo dia que tem nhoque porque ele dá muito trabalho e eu gosto de fazer todas as etapas sozinhas. Até fico cansada de descascar e amassar mandioquinha”, diz a empreendedora. Dessa vez, quem lhe ajuda na cozinha é a sua mãe, Ivania. “Mas ela é ajudante, eu quem comando tudo”, afirma a empreendedora.
 
Além das duas na cozinha e dos seus sócios, o Bellatucci também conta com outros funcionários que, assim como Jéssica, também têm Síndrome de Down. “Escolhi alguns amigos para virem trabalhar comigo, que sabem atender bem e que gostam de cozinhar. Quero que todos possam realizar o sonho de trabalhar em um lugar feliz, que nem eu.”
 
Para deixar o espaço ainda mais alegre, o Bellatucci também abre suas portas para que pessoas com Down exponham suas artes, que possam cantar, tocar música ou dançar. Na inauguração do café, uma amiga de Jéssica vendeu seus artesanatos e outro amigo vendeu alguns brigadeiros gourmet. Nos próximos dias, Jéssica irá levar seus amigos do teatro.
 
“Sou muito feliz de mostrar para todo mundo que sou capaz de ter meu próprio café. Quero que todos venham aqui nos conhecer e ver eu e meus amigos trabalhando de verdade. Acordo cedo todos os dias, chego no café 8 da manhã e não reclamamos de nada não, só tenho que agradecer papai do céu que me deu uma família boa que tá realizando o meu sonho de cozinhar”, diz Jéssica.
 

Fonte: APNEN NOVA ODESSA: Empreendedora com síndrome de DOWN abre negócio de café em SP