Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que existam cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil. E a CNN divulgou, hoje (17), um estudo que mostra que a Covid-19 pode ser até 10 vezes mais letal em pessoas desse grupo

O neurocirurgião Fernando Gomes comentou o estudo publicado no jornal científico “Science”, que aponta riscos maiores da Covid-19 para pessoas que têm de síndrome de Down. Na publicação, é informado que esses pacientes têm cinco vezes mais chances de serem hospitalizados e 10 vezes mais chances de morrer do que pacientes que não nasceram com a síndrome. Nos Estados Unidos, organizações já entram com pedidos para que pessoas com síndrome de Down entrem nos primeiros grupos de imunização.

“Existem características físicas da pessoa com de síndrome de Down, por exemplo, alterações de mandíbula, tamanho de língua e tônus da musculatura do palato, que podem fazer com que infecções respiratórias sejam mais prevalentes. Mas a própria genética também pode explicar esses números e fazer com que prestemos atenção de forma diferente e, sem dúvida, ter olhar diferenciado para que incluam o grupo prioritário a ser vacinado”, disse o médico.

Fonte: CNN