Estes youtubers vão mudar a forma como você vê quem vive com alguma deficiência
 
POR NATHALIA FABRO – Com supervisão de Nathan Fernandes
Resultado de imagem para 12 canais do YouTube que mostram a vida de pessoas com deficiência
CACAI BAUER (FOTO: REPRODUÇÃO/ YOUTUBE)
 

YouTube tem de tudo: canais para aprender a cozinhar, edutubers (os professores youtubers), vídeos de cravos nojentos e até indicações de livros que todo mundo deveria ler.

Além de conteúdos para entretenimento, há quem use a plataforma para debater questões sociais, como a falta de informações sobre HIV e aids. É nessa linha que alguns usuários discutem a acessibilidade e o cotidiano de pessoas com deficiência (pcds).

Abaixo, confira 12 canais que você deve seguir para refletir sobre inclusão:

Vai uma mãozinha aí? 
O nome do canal é sugestivo, mas Mariana Torquato mostra como é possível dirigir, pintar as unhas, fazer a sobrancelha e tocar violão sem uma das mãos. Ela também fala dos direitos e leis das pcds, padrões de beleza e sexualidade. Torquato chama seus seguidores de “mamões”, visto que ela dá uma mão (olha aí a cacofonia) para quem não entende nada de acessibilidade.

Visurdo 
Andrei Borges e sua irmã, Tainá, fazem vídeos em LIBRAS (Língua brasileira de sinais) com legendas mostrando situações que as pessoas com surdez e/ou deficiência auditiva enfrentam no dia a dia. Além disso, o canal possui produções especiais, como filmes surdos.

Cacai Bauer
Receitas, paródias de músicas, cultura pop e bastante comédia. É assim que Cailana Eduarda — ou Cacai Bauer, como prefere ser chamada — se tornou a primeira influenciadora digital com Síndrome de Down do mundo.

Nathalia Santos – Como Assim, Cega?
Autora de blog com mesmo nome do canal, Nathalia Santos posta vídeos sobre a própria vida, palestras que participa e como faz atividades rotineiras.

Viagem Acessível 
Débora Pedroso, é carioca, mas mora na Flórida, nos Estados Unidos e adora viajar. Em seu blog e canal de YouTube, faz posts dizendo se as cidades que visita estão realmente adaptadas e acesssíveis para pcds. Pedroso ainda faz relatos de como é andar de avião, entrar no mar e ter o próprio carro.

Léo Viturinno
Assuntos do momento como séries, decoração, filtros e aplicativos para tirar as melhores fotos tudo em LIBRAS (com lengendas). Viturinno também discute no canal a importância da inclusão e mitos e verdades sobre surdez.

Kitana Dreams 
Kitana é uma drag queen maquiadora criada por Leonardo. Além de tutorias de beleza, ela ensina nos vídeos sinais de maquiagem e gírias LGBT em LIBRAS.

Mundo Asperger
Selma Sueli Silva é mãe de Victor Mendonça, e ambos fazem o canal, que discute como é viver com autismo. Entre os temas abordados nos vídeos estão sexualidade, terapias, comportamento e até literatura.

 
  •  

4 patas pelo mundo
Ao lado de Hilary, cadela-guia, a paulsitana Mellina viaja o Brasil e o mundo. Ela faz vídeos das aventuras e posta no YouTube.

Cegas em Ação
As amigas Lorena Spoladore e Gabriela Vieira falam sobre como é não ter a visão de maneira descontraída e leve. Entre os vídeos da dupla estão brincadeiras e papos sobre cultura.

Diário de um autista
Marcos Petry é autor do canal, no qual é possível encontrar vídeos sobre diversos assuntos como política, humor, exercícios físicos e educação inclusiva — todos relacionados com autismo.

Vai Cadeirante 
Toni Vaz traz no canal diversas informações, mostrando novidades de equipamentos e tecnologias para pcds, além de denunciar a falta ou a precarização de acessibilidade.

* Com supervisão de Nathan Fernandes

 

ACESSE TAMBÉM NOSSO CANAL DA CASADAPTADA

 
https://www.youtube.com/watch?v=rWIF7DWNol4&list=PL9J2V9OvbC0QmsMeuOG3WlTecBNLLKx2d