O canal Inclusão Na Lata (www.youtube.com/inclusaonalata), lançado em novembro de 2017, tem como propósito oferecer um debate a respeito da prática da inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, tendo como foco o público em geral. O canal é 100% acessível, pois inclui audiodescrição, legenda e janela de Libras.

“Não teria sentido falar de inclusão e acessibilidade se o conteúdo e a proposta do canal não conversasse diretamente com todos, pois segundo o censo de 2010, realizado pelo IBGE, já são mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência”, justifica a jornalista Renata Lellis na página do canal no Facebook.

Os vídeos postados no canal sempre abordam temas diferentes do universo da inclusão e acessibilidade. A terminologia em relação às pessoas com deficiência foi o primeiro tema tratado, com quase mil acessos. Já a sexualidade das pessoas com deficiência, ainda tabu em nossa sociedade, e a Lei de Cotas também foram motivo de debate. “Os assuntos foram escolhidos entre Renata e mim, devido à nossa vivência pessoal e profissional, mas temos recebido muitas sugestões dos nossos seguidores, que sempre colaboram com o canal”, comemora Dudé.

Nesta proposta pioneira do Inclusão Na Lata, Renata divide a apresentação dos programas com o Dudé – vocalista da banda de classic rock e blues Dudé e a Máfia, que conta com letras ácidas e bem humoradas sobre questões sociais do cotidiano, uma figura conhecida nos bares e programas de TV regionais da Grande São Paulo. Ele que também levanta a bandeira da inclusão desde sua tomada de consciência a respeito de si próprio e da sociedade em que vive. Esse movimento contra o preconceito fez dele uma das referências sobre o assunto e o seu jeito descolado favoreceu sua abrangência junto à comunidade jovem.

Confira o canal nesse link: www.youtube.com/inclusaonalata

Source: Revista D+ » » Projeto Inclusão na Lata aborda debate sobre inclusão no YouTube