Euzébio teve complicações no parto que causaram limitações no braço. Aos 21 anos, jogador, atuando com 100% dos movimentos apenas em uma mão, é peça-chave em equipe: “Preparado”
 
Por Stephanie Pacheco, Josiel Martins e Kairo Amaral, Teresina e Parnaíba
 
Resultado de imagem para Euzébio, armador de time piauiense de handebol, joga Brasileiro com apenas uma mão
Euzébio, armador de time piauiense de handebol, joga Brasileiro com apenas uma mão
 
O armador Euzébio Henrique da Silva, destaque no PHC/GHC/Nassau, equipe piauiense no Campeonato Brasileiro de handebol adulto, é dono de inúmeras superações. Uma paralisia cerebral que afetou a oxigenação das células cerebrais no momento do parto afetou os movimentos do braço esquerdo de Euzébio. A insistência em reabilitações e fisioterapias fizeram com que ele recuperasse alguns comandos da mão, apesar de restrições, para se tornar um dos principais jogadores do  time que garantiu o bronze no torneio, sediado em Parnaíba, litoral do Piauí.
 
Click AQUI para ver o vídeo
 
– A paralisia não me atrapalha em nada quando estou em jogo. Também me acostumei a fazer a maioria dos movimentos com o braço direito. Aliás, acho que isso até ajuda os adversários que não me conhecem. Acho que eles ficam com receio de me machucar. É aí que aproveito para armar as jogadas para meu time e até mesmo fazer gols – diz, com bom humor, o jogador. Veja no vídeo acima alguns lances de Euzébio, que tem movimentos perfeitos apenas em uma das mãos.
 
Euzébio é armador do PHC/GHC e destaque do time mesmo com deficiência na mão esquerda (Foto: Kairo Amaral)
Euzébio é armador do PHC/GHC e destaque do time mesmo com deficiência na mão esquerda (Foto: Kairo Amaral)
 
GloboEsporte.com contou a história de Euzébio em 2012, quando ele disputava os Jogos Escolares. Em seis anos, o armador só contabiliza conquistas no handebol.
 
A deficiência não é tratada como obstáculo por Euzébio, atualmente com 21 anos. O jogador do time piauiense é um sinônimo de superação pela quantidade de títulos na carreira. Ao todo, o atleta maranhense, mas que mora em Teresina há 18 anos, guarda na bagagem mais de cinco títulos nacionais e internacionais com o handebol.
 
Euzébio com o troféu de terceiro lugar (Foto: Kairo Amaral/TV Clube)
Euzébio com o troféu de terceiro lugar (Foto: Kairo Amaral/TV Clube)
 
– É muito importante participar de mais um Campeonato Brasileiro e estar entre as quatro melhores equipes do Brasil. Não queremos parar por aqui porque estamos preparados para sempre ganhar mais títulos – explicou o jogador.
 
Além de todos as conquistas, o atleta se destaca pelos títulos conquistados de forma individual dentro das quatro linhas. O que demonstra ainda mais a superação de Euzébio.
 
Time de handebol no Brasileiro adulto (Foto: Kairo Amaral/TV Clube)
Time de handebol no Brasileiro adulto (Foto: Kairo Amaral/TV Clube)
 
– De 2013 para cá fui eleito melhor central e artilheiro da Copa Nordeste e do Campeonato Brasileiro de clubes. Além do destaque no Campeonato Mundial de escolas. Fora outros títulos que não lembro (risos) – brinca o atleta.
 
Euzébio, por conta da limitação motora, achava que não chegaria a conquistar tanto no handebol, e ele – que começou no esporte por causa da merenda oferecida no clube – ainda planeja mais. Além de ser grato ao esporte por ter dado uma família, o jogador tem planos mais ousados para os próximos passos.
 
Através do esporte minha vida mudou completamente. Posso dizer que o handebol me deu minha família de sangue e me presenteou com minha esposa e minha filha Lorrany de oito meses. Além disso, estou perto de terminar meu curso de educação física – concluiu Euzébio.
 
O PHC/GHC/Uninassau chegou à semifinal do Brasileiro de handebol adulto após vencer o Audax (MA), por 30 a 26, na última rodada da fase de grupos. Depois da derrota para o Sport na semifinal, por 32 a 29, o time de Euzébio pegaram novamente os maranhenses na disputa do bronze, vencendo por 24 a 21. Mais um pódio na carreira de Euzébio.