O hábito de praticar uma atividade física regularmente proporciona inúmeros benefícios na vida de cada pessoa principalmente para as pessoas que possuem alguma deficiência seja ela física, auditiva, visual, intelectual, idosos e o público em geral.

A prática regularmente de qualquer atividade física proporciona inúmeros benefícios como: diminui o stress/ansiedade/depressão, aumenta a disposição nas atividades do dia a dia, melhora a autoestima e promove a sensação de bem- estar, promove o fortalecimento do sistema imune, melhora a resistência muscular, fortalece os ossos e articulações, melhora a postura, diminui a dor, diminui o risco de doenças cardiovasculares, melhora a aparência da pele dentre outros.

No meu caso a musculação proporcionou muitos ganhos como a diminuição do stress e ansiedade, perda de peso, restabelecimento dos movimentos dos braços e mãos proporcionando o equilíbrio em relação a coordenação motora diminuindo a incidência de tremores (espasmo) devido a deficiência motora, aumento do equilíbrio ao andar, fortalecimento físico e maior resistência, aumento na produtividade dentre outros benefícios.

Eu sempre fiz alguma atividade física em alguns momentos precisava parar devido a correria de trabalho/estudos, mas o mais importante e você perceber a hora de voltar a fazer algum esporte de sua preferência. Devido minha coordenação motora optei por praticar musculação, dentre idas e vindas já estou há 6 anos praticando, e isso me fortalece a cada dia.

As vezes acordo com aquela vontade louca de treinar e vou fazer musculação ou alguma aula de ginástica em alguns momentos vem o pensamento “será que consigo?” Não deixo esses pensamentos limitantes me parar e parto para cima e faço conforme meu tempo, é tão engraçado pois em muitas das vezes me perco nas aulas de dança mas nem ligo sabe porque estou lá para me divertir saio da academia revigorada com mais determinação para seguir com as tarefas diárias.

É muito importante que cada um escolha aquele esporte alinhado ao seu estilo de vida seja: natação, hidroginástica, aula de ginástica, capoeira, lutas, musculação, pilates, yoga dentre outros….  é essencial para o nosso bem estar físico e mental a prática de qualquer exercício físico promovendo uma qualidade de vida mais saudável.

Recomendo a todos que busquem seu esporte de preferência visando obter uma melhor qualidade de vida.

Autora: Hercilia Fernandes

FONTE: Blog Deficiente & Eficiente

Os benefícios da atividade física para as pessoas com deficiência

 

CONHEÇA TAMBÉM NOSSO PROJETO DEFITNESS