POR:
Anna Rachel Ferreira

5 livros e 1 filme para começar a falar de inclusão

Inclusão escolar é um tema sempre presente, mas sobre o qual temos pouco material de qualidade. Nesses três anos e meio em que trabalho em NOVA ESCOLA, já ouvi diversos professores compartilhando suas aflições na luta por uma escola para todos.

Na semana passada, eu estive em uma roda de conversa sobre o tema com a presença de alguns docentes. As falas deles me entusiasmaram por causa do comprometimento com o ensino e a aprendizagem dos alunos e me motivaram a procurar Maria da Paz Castro, orientadora de Práticas Inclusivas da Escola da Vila, em São Paulo. Pedi a ela que me indicasse algumas referências para nos ajudar a começar os estudos sobre uma Educação que atenda a todos. Olha só o que ela destacou:

Como-construir-uma-escola-para-todos-207x300_lino de macedo ensaios pedagógicos

1 –Ensaios Pedagógicos – Como Construir uma Escola para Todos? (Lino de Macedo, 168 págs., 59 reais): Este é, de fato, um livro maravilhoso. Vale a pena ler do começo ao fim, com destaque para o capítulo “Fundamentos para uma Educação inclusiva”. Lino aborda a questão da inclusão de um viés que considera a ética e as relações entre as pessoas como ponto de partida para pensar na questão. É uma proposta de reflexão que nos coloca como sujeitos responsáveis e envolvidos por princípio com este tema.

educação impossível

2 –Educação Impossível (Maud Mannoni, 317 págs., indisponível para compra): Referência no tratamento e Educação de crianças autistas e psicóticas, Maud Mannoni, psicanalista belga, tem como uma de suas principais contribuições o trabalho desenvolvido na Escola Experimental de Bonneuil, que tinha como objetivo a reinserção desses pequenos sujeitos na sociedade.

educação inclusiva

3- Educação Inclusiva – Contextos Sociais (Peter Mittler, 264 págs., 87 reais): Autor atual, o inglês Peter Mittler apresenta uma reflexão abrangente sobre a urgência da implementação de políticas públicas que viabilizem a Educação inclusiva e com qualidade para todos. Essa é a condição para a construção plena de uma nação justa e verdadeiramente desenvolvida.

a pedagogia na escola das diferenças

4 – A Pedagogia na Escola das Diferenças (Philippe Perrenoud, 230 págs., 75 reais):Considerando as desigualdades sociais vigentes atualmente como corresponsáveis pelo fracasso escolar de muitos alunos, Perrenoud nos oferece uma pensata sobre a escola e a necessidade de ver as diferenças de qualquer natureza como pressupostos a serem considerados para a efetivação de um projeto escolar eficiente.  O apoio aos alunos, a individualização dos percursos e a consideração dos contextos sociais e culturais se colocam para ele como ferramentas de trabalho valiosas para professores e alunos.

educação para o futuro

5- Educação para o Futuro – Psicanálise e Educação (Maria Cristina Kupfer, 160 págs., 58 reais): Tendo como fundamento a prática desenvolvida na Pré-escola Terapêutica Lugar de Vida, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), esse livro relata a experiência de uma Educação que leva em conta o desejo e seu sujeito. Reconhecer o ímpeto e os limites que lhe são impostos constitui uma subjetividade e essa é uma das tarefas fundamentais da Educação no mundo em que vivemos. Cristina Kupfer é psicanalista, educadora e diretora do centro de excelência Lugar de Vida.

filme colegas

6 – Filme: Colegas (Marcelo Galvão, 103 min, 29,90 reais). O longa trata de maneira simples e divertida diversos aspectos relacionados à diversidade, o preconceito e a desinformação das pessoas. O pano de fundo da histórias são as aventuras vividas por três jovens com Síndrome de Down a partir do momento em que resolvem fugir da instituição onde vivem num Karmann-Ghia (carro esportivo) vermelho. Vale a pena assistir.

Já conheciam essas obras? Há outras que vocês gostariam de indicar? Deixe registrado aqui nos comentários.

Source: 5 livros e 1 filme para começar a falar de inclusão