IMG_20190522_165811_541.jpg
Amante dos livros e da literatura, escrever sempre foi sua paixão. Com catorze anos nascia a ideia de seu primeiro Romance, Uma Jornalista de Futuro. Em 2014 lançou Versos de Mim, uma coletânea de poesias. Agora a autora volta a se aventurar com esse novo Romance, “Meu Porto, Tua Estrada”, que aborda temas sociais importantes em uma linguagem simples e direta, levando a refletir sobre a vida em toda sua complexidade.

Nascida no Méier, seu lugar de coração sempre foi Coroa Grande/RJ, onde tinha uma casa de veraneio que depois se tornou sua residência em definitivo. Cercada pela natureza e seus muitos animais de estimação resgatados das ruas, encontrou ainda mais inspiração escrever.

Capa-Meu-porto-tua-estrada-1-350x490.jpgEm seu romance mais recente, em especial, apresenta uma temática necessária para um maior desenvolvimento da empatia para a inclusão e acessibilidade. Meu porto, tua estrada conta a história de dois personagens que moram em uma mesma cidade, embora não se conhecessem. De um lado João, um jovem que tinha uma vida ativa e se depara com um acidente que o deixa paraplégico, acidente este  provocado por um motorista embriagado. Lidar com um acontecimento que muda sua vida por completo e com o fato de ser fruto de uma ação irresponsável de terceiros certamente é algo que irá requerer dele muito esforço e força interior.

Do outro lado da história temos a personagem Letícia, uma jovem que sempre sonhou viver da música e que alcança esse objetivo depois de anos de “estrada”. Por mais que cantar seja sua paixão, ao alcançar a fama ela se depara com grandes mudanças em sua rotina. Ela de certa forma perde o acesso aos lugares que tinha mais tempo de frequentar, passa a ter de lidar com uma agenda apertada, com exigências de quem passou a cuidar de sua carreira.

E é nesse ponto de vida em que esses dois personagens se encontram. Um show que Letícia fez por primeira vez em sua cidade, pouco depois de ter assinado o contrato com a gravadora. O destino fez com que esses jovens se conhecessem, se apaixonassem e a trama segue com essa grande questão: Como pessoas com contextos de vida tão diferentes farão para viver esse amor?

Para escrever essa história eu tive de partir do zero, pesquisar o dia a dia dos cadeirantes, fazer contato com alguns deles e assim, conhecer esse universo e os desafios que enfrentam. Fiz grandes amigos e cresci como ser humano. Outro diferencial é que o modo como inseri essa temática dentro do livro, pois nem na capa nem na sinopse há o  indicativo de que se tratará de um romance em que um dos personagens é cadeirante.

Antes de uma cadeira, existe uma pessoa! Embora essa afirmação possa parecer óbvia, na prática infelizmente não é assim que funciona. Nesses quatro anos de elaboração desse romance recebi relatos que nunca me esquecerei de exemplos de como as pessoas adotam posturas e falas ofensivas e preconceituosas com pessoas que possuem alguma deficiência.

O resultado que tenho tido com os leitores tem sido os melhores possíveis. Vejo uma maior empatia para a questão da acessibilidade, ampliando o olhar para como as cidades são planejadas, se há um esforço de inclusão e como essa luta deve ser de todos.

Screenshot_2019-06-07-13-51-22_1.jpg

 
Caroline Costa 
 
Escritora, Graduada em Letras e Pedagogia
Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas
Especialista em Educação a Distância
 
” O universo conspira a nosso favor, desde que tenhamos objetivos claros e disponibilidade para o crescimento”.