logomarca lima2019

Os Jogos Pan-Americanos, o evento multiesportivo mais importante no mundo depois das Olimpíadas, acontecerão entre 26 de Julho e 11 de Agosto deste ano, aqui em Lima, no Peru, e a cidade já está mudando de cara para receber turistas, atletas e comissões. Logo após os Jogos Pan-Americanos, teremos também os Parapan-Americanos de 23 de Agosto a 1 de Setembro. Será a primeira vez que o país receberá uma edição dos Jogos Pan-Americanos, que acontecem a cada 4 anos, então decidi vir aqui te passar algumas informações importantes que te ajudarão a curtir esta festa do esporte e também te contar um pouco sobre a expectativa de quem mora na cidade.

Dia 26 de Julho acontecerá a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, no Estádio Nacional, próximo ao centro da cidade. Neste dia, foi decretado feriado a partir do meio-dia para facilitar o trânsito e deslocamentos pela cidade. Embora a abertura oficial seja dia 26, já nos dias 24 e 25 haverá competições. O calendário detalhado de competições pode ser acessado aqui.

Serão 17 dias de competições realizadas em 14 distritos (bairros) de Lima e Callao (cidade ao lado de Lima, onde o aeroporto está localizado) distribuídas em diferentes sedes, tais como Villa Deportiva Nacional, Complejo Deportivo Villa Maria del Triunfo, Villa Deportiva Regional del Callao, Polideportivo de Villa El Salvador, Punta Rocas, entre outros.

mapa dos jogos pan-americanos lima2019

Os jogos reunirão 6.680 atletas e 2672 oficiais técnicos de 41 países das Américas. Serão 39 esportes, incluindo 62 modalidades, destas, 23 são qualificatórias para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, um recorde comparado com a última edição do Pan, em Toronto. Outra novidade nesta edição é a inclusão de três novos esportes: skate, surfe e fisiculturismo. Além disso, caratê e beisebol/softbol, que já eram disputados nos jogos, agora ganham status olímpico.

Dos novos esportes, o surfe é o maior destaque, visto que é um esporte super conhecido no Peru, graças às famosas ondas e a Sofia Mulanovich, ícone do surf peruano. A modalidade também será classificatória para as Olimpíadas de Tóquio 2020, então podemos esperar grandes nomes do surf mundial dentro de águas peruanas. Além do surfe tradicional, a competição terá provas de Stand Up Paddle (SUP) e Longboard.

Para receber o grande número de turistas, atletas, oficiais e voluntários que virão para participar do evento, Lima se prepara. Muitas obras na parte de infraestrutura e transporte também estão em pleno andamento (o que gera um certo caos na cidade e nós brasileiros, acostumados com obras da Copa do Mundo e Olimpíadas, entendemos muito bem como funciona), ainda tem muita obra por acabar e novos hotéis de cadeias conhecidas como Marriott e Hyatt abriram recentemente em pontos estratégicos da cidade e o Hampton Inn by Hilton deve abrir no próximo mês.

A verdade é que apenas agora a cidade parece que começou a “acordar” para o Pan, já vemos algumas propagandas, outdoors e, aos poucos, os peruanos começam a se interessar, mas não se compara ao que era no Rio de Janeiro dois meses antes do Pan em 2007. A venda de ingressos, que começou ontem, talvez gere um pouco mais de atenção da mídia, que no momento só fala da Copa América de Futebol no Brasil!

O Brasil no Pan

Jogos Pan-Americanos

foto: aa440 (CC BY NY-ND-2.0)

A delegação brasileira vai contar com aproximadamente 700 integrantes entre atletas e oficiais, sendo quase 500 atletas em 50 modalidades. Apesar de parecer muito (e é), o Brasil deve ter a sua menor delegação em Jogos Pan-Americanos, pois não irá participar da maioria das disputas coletivas no Peru, entre elas o futebol feminino e masculino, que não se classificaram. O basquete masculino, que ganhou ouro em Toronto, também estará de fora. Ainda assim, temos boas chances de ouro no vôlei, handebol e pólo aquático, além de diversos esportes individuais.

E é nos esportes individuais que o Brasil vem crescendo e há grande expectativa de recorde de ouro nesta categoria. Os esportes de luta, principalmente judô, devem garantir medalhas. Levantamento de peso, natação e atletismo são outros três esportes em que temos grandes nomes ( e chances de medalhas).

Lembrando que, em 2015, o Brasil foi o terceiro no quadro de medalhas e espera melhorar o desempenho este ano.

O que você talvez não saiba é que os brasileiros estão muito bem representados fora das competições também, já que grande parte do time do comitê organizador do Pan em Lima é composto de brasileiros, que vieram morar em Lima temporariamente com suas famílias. Na verdade, gente do mundo inteiro está em Lima trabalhando no Pan e Parapan: brasileiros, ingleses, australianos, argentinos e canadenses são algumas das nacionalidades que estão ajudando os peruanos no primeiro grande evento esportivo no país.

Mascote Lima 2019

No dia 25 de julho de 2017, durante uma cerimônia realizada na Vila Esportiva Nacional (Videna), em Lima, “Milco” foi anunciado como mascote vencedor, tendo recebido 19 mil votos (o que representa cerca de 45% da votação total), superando “Wayqi” e “Amantis”. A participação popular foi um recorde, superando as escolhas dos mascotes dos dois Jogos Pan-Americanos anteriores, em 2011 e 2015. A idealizadora do mascote vencedor recebeu um prêmio de aproximadamente US$4.600.

mascote lima2019

Milco é uma estátua que homenageia as culturas das antigas civilizações que viveram na costa central do Peru.

Compra de Ingressos

Ontem começaram a venda de ingressos dos Jogos Pan-Americanos e muita gente já garantiu o seu, apesar de algumas pessoas terem sentido dificuldades através do site e houveram grandes filas em alguns módulos. Segundo a mídia local, cerca de 25mil ingressos já foram vendidos só no primeiro dia. A venda de ingressos está acontecendo em dez pontos autorizados da Lima 2019, espalhados pela cidade, bem como no Parque de Exposições e na Vila Pan-Americana e Parapan-Americana de Villa El Salvador. Eles também podem ser comprados on-line através do site oficial. No caso dos ingressos digitais, a impressão não será necessária, o telespectador poderá apresentar o ingresso eletrônico na entrada das competições esportivas, mostrando no celular.

Para os Jogos do Parapan-Americanos, a venda dos ingressos começa no dia 4 de julho.

A política de preços foi pensada para que a maioria da população possa participar, por isso conta com preços bem convidativos: nos Jogos Pan-Americanos a partir de 20 soles, no caso de sessões preliminares e, a partir de 30 soles para as competições finais. Os ingressos para o Parapan serão a partir de 10 soles. Em ambos casos, haverá descontos de 50% para menores de 18 anos, idosos e pessoas com deficiência. O público também poderá participar das espetaculares Cerimônias de Abertura e Encerramento no Estádio Nacional, com ingressos a partir de 20 soles. É animar e vir!

Dicas para quem visita Lima no Pan

A oferta de hospedagem em Lima deverá absorver toda a demanda turística no período, mas é muito importante que você tenha cuidado na hora de escolher o local onde vai dormir. Aconselho não sair dos bairros mais turísticos (Miraflores, San Isidro e Barranco), pois você terá mais segurança, mais infra-estrutura quando não estiver no Pan e também são bairros mais “centrais”. É importante que saiba que as sedes esportivas são bem espalhadas pela cidade e Lima é uma cidade extensa. A movimentação entre as sedes deve ser demorada.

Para entender melhor onde ficar, tem um guia de bairros no blog.

Famílias de atletas e gente envolvida em esportes já está respirando os Jogos Pan-Americanos há muito tempo, isto fez com que muitos apartamentos disponíveis em AirBnb já estejam sem disponibilidade e o que sobrou está com valores acima da média, mas ainda vale a pesquisa.

Para escolher hotéis em Miraflores e San Isidro, clique no nome do bairro e visite os posts no blog sobre o assunto.

Aqui, indicamos 5 hotéis que gostamos pela cidade. (para conhecê-los, é só clicar no nome)

Ibis Larco Miraflores

Mercore Airosto Miraflores

Tierra Viva Miraflores Centro

Casa Cielo

Trend Host Canvas Apartments

Para se mover pela cidade, tem um post da Bia “Como se locomover em Lima” que explica bem. O Comitê ainda não informou se terão transportes especiais entre as sedes ou algo assim.

Para quem quer aproveitar o tempo aqui para turistar, a Manu faz Roteiro Personalizado, que é um guia completo e feito pra você ( com todos seus gostos e desejos). Manda um email pra ela. 😉

No mais, a gente vai dar mais dicas e informações atualizadas durante todo este mês aqui no blog e nas nossas redes sociais. Já segue? InstaFB e Twitter.

E você? Vai vir? Quais as modalidades que vai assistir? O que quer aproveitar para conhecer? Conta pra gente nos comentários que estamos querendo saber de você!

Salvar

Fonte: Jogos Pan-Americanos e Parapan Lima 2019 – Cup of Things