O site ‘Inclutopia’, criado pela pedagoga Fabiana Leme, tem até cursos via WhatsApp sobre educação inclusiva para professores e familiares de alunos.

oficina educação inclusiva

Por Rafael Melo
 
Depois de mais de 20 anos atuando como professora da rede pública em São Paulo, diretamente com educação especial, Fabiana Leme decidiu estender seus conhecimentos sobre Educação Inclusiva por meio de grupos de Whatsapp e a iniciativa acabou virando um site chamado ‘Inclutopia’. Tanto o material do site, quanto o conteúdo compartilhado pelo aplicativo de mensagens, são demonstrações práticas de atividades inclusivas.
 
Dentre as informações, estão dicas de como trabalhar o processo ensino-aprendizagem com alunos com baixa visão, déficit de atenção, dislexia, transtorno de aprendizagem, deficiência intelectual, autismo. Os conteúdos são geralmente textos com orientações e jogos lúdicos.
 
“No meu dia a dia, pude perceber a diferença que faz a informação e a orientação de pais e professores para garantir uma educação inclusiva de fato. O meu objetivo é levar mais informação e orientação sobre educação inclusiva para mais pessoas colaborando com a construção de uma escola efetivamente inclusiva”, disse Fabiana.
 
professora sorrindo
 
Cursos via WhatsApp
 
Além da disponibilização gratuita do material, Fabiana promove cursos a distância por meio do próprio WhatsApp.
Nesses mais de 20 anos de atuação, a pedagoga, que tem habilitação em deficiência intelectual e deficiência auditiva e especialização em acessibilidade, teve experiência com diversas concepções pedagógicas sobre educação inclusiva e resolveu estender esse conhecimento a profissionais da educação e familiares de alunos.
 
“Quando qualificamos o ensino para TODOS, estamos desenvolvendo uma outra ótica para a construção da sociedade. Quanto mais a educação inclusiva avança, vemos mais pessoas com deficiência atuando de forma mais participativa e toda uma nova geração que convive e compreende mais sobre as questões da diversidade desde a escola, e assim continuaremos a nos desenvolver até que não haja mais a necessidade de se discutir a inclusão, pois o respeito e equidade será garantida a todos”, reflete a pedagoga.
Para saber mais e acessar o rico conteúdo do Inclutopia, visite o site e as redes sociais do projeto (Facebook e Instagram).
 
Em parceria com a Intel, selecionamos histórias e projetos que utilizam a tecnologia com um único propósito: o de mudar, ajudar e transformar vidas! Acesse todas as matérias aqui.