Encerraram-se nesta sexta-feira, 26, as Paralimpíadas Universitárias 2019. Esta foi a quarta edição do evento, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e teve a Universidade Paulista (Unip-SP) como campeã geral da competição. O segundo lugar ficou com a Unicesumar-PR e a Universo de São Gonçalo-RJ, em terceiro. Ao todo, 382 atletas de 21 estados e do Distrito Federal estavam inscritos.
 
A Unip fez 80 pontos, venceu o basquete 3×3 e a bocha, que renderam 30 pontos cada à instituição. A diferença para a segunda colocada, Unicesumar-PR, foi de 20 pontos, já que os paranaenses triunfaram no atletismo e a natação. A Universo de São Gonçalo-RJ ficou em terceiro com 50 pontos, ao sagrar-se no tênis em cadeira de rodas e ficar em segundo no atletismo.
 
O cálculo usado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para definir a instituição vencedora foi: 30 pontos para o vencedor da modalidade, 20 para o vice e 10 para terceiro colocado. As Universitárias são uma continuidade das Paralimpíadas Escolares, das quais podem participar atletas de 12 a 17 anos. No entanto, no evento universitário a disputa é por instituição de ensino e não por estado, como ocorre nas Escolares. A 13ª edição da competição escolar acontecerá de 18 a 23 de novembro, também no CT Paralímpico.
 
Entre os participantes, 14 foram convocados para integrar a delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em agosto. A vice-campeã foi representada por três atletas convocados: as gêmeas da natação Beatriz e Débora Carneiro, ambas da classe S14 (deficiência intelectual), e Edevaldo Pereira (F44) do atletismo.
 
As Paralimpíadas Universitárias são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Secretaria de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e da Prefeitura Municipal de São Paulo.
 
O evento tem como objetivo estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual ou intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, para promover a ampla mobilização em torno do esporte.
 
Na competição, foram disputadas oito modalidades: atletismo, bocha, basquete 3×3, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.
 
Confira os seis primeiros colocados:
 
Unip (São Paulo) – 80 pontos – 1º lugar
Unicesumar (Paraná) – 60 pontos – 2º lugar
Universo São Gonçalo (Rio de Janeiro) – 50 pontos – 3º lugar
Universidade Federal de Uberlândia (Minas Gerais) – 44 pontos – 4º lugar
Universidade Federal do Acre – 40 pontos – 5º lugar
Uniceub (Distrito Federal) – 34 pontos – 6º lugar