A falta de suprimentos médicos é um dos principais problemas causados pela epidemia do coronavírus. Em meio à onda de solidariedade, pessoas começaram a produzir máscaras caseiras para doar aos profissionais de saúde. Percebendo as dificuldades, uma estudante de Illinois, nos Estados Unidos, resolveu ir ainda mais além.

Máscara para a comunidade de deficientes auditivos em tempos de Covid-19 – Foto: Reprodução/Lex18

“Vi no Facebook pessoas fazendo máscaras para todos e pensei: e a população de surdos e com deficiência auditiva?”, conta Ashley Lawrence.

A jovem, de 21 anos, estuda educação para surdos/pessoa com deficiência auditiva na Eastern Kentucky University. Devido ao isolamento, está ensinando seus alunos em casa e sabia que podia fazer algo a mais para ajudá-los.

Foi então que conversou com a mãe e passou a desenhar máscaras com uma janela na altura da boca. A ideia de adaptar o modelo com uma transparência era para facilitar a leitura labial.

Abertura de plástico permite leitura labial – Foto: Reprodução/Lex18

“Começamos fazendo com os lençóis que tínhamos e, felizmente, os eram grandes. Temos dois ou três jogos, então estamos aproveitando o tecido. O plástico também tínhamos em casa. Ainda não precisamos de mais materiais”, lembra.

A máscara adaptada é distribuída gratuitamente. Em menos de dois dias, a universitária recebeu dezenas de pedidos de seis estados diferentes

FONTE: Estudante cria máscaras para surdos e deficientes auditivos