O sucesso de qualquer negócio no século XXI depende muito de como é feito o trabalho da marca em seus canais digitais. O que antes era um diferencial, hoje é obrigatório: é preciso entregar conteúdo de qualidade nas redes sociais, principalmente no Instagram. Na plataforma em questão, existem algumas possibilidades diferentes de formato de publicação. Em termos de resultados, alcance e engajamento, o vídeo é o tipo de publicação que tem a melhor performance no Instagram. Você quer saber por que deve utilizar vídeos Instagram no perfil de seu negócio? Então está no lugar certo.

CONTEÚDO MAIS CONSUMIDO

Já há alguns anos, o vídeo é o formato de conteúdo mais consumido no Instagram. Segundo uma pesquisa que acompanha o hábito de consumo das pessoas, até o final do ano de 2020, 82% do tráfego de toda internet será em vídeo. Nas redes sociais, essa prevalência também tende a se manter. Além de ser o tipo de post que mais é consumido, o vídeo tem as maiores taxas de alcance e conversão no Instagram, tanto no feed quanto nos stories.

ALCANCE CONSIDERAVELMENTE MAIOR

Além de ser o formato mais buscado pelo público, comparado a uma postagem que envolva apenas uma imagem, o vídeo alcança mais de dez vezes mais pessoas. É isso mesmo. Supondo que com uma imagem você consegue alcançar, em média, 20 pessoas. Com um vídeo, sendo direcionado à mesma base de fãs, mais de 200 pessoas serão alcançadas pelo seu conteúdo. Além disso, quanto mais consumidores verem seu conteúdo, mais chance sua marca terá de vender seus produtos.

MAIOR ABSORÇÃO DA INFORMAÇÃO

Segundo pesquisas, estima-se que as pessoas guardem cerca de 12% das informações que recebem através de uma postagem no Instagram. Agora, se esse conteúdo for no formato de vídeo, esse percentual sobe consideravelmente para 85%. Resumidamente, sua audiência tende a receber, ver e assimilar mais as informações contidas em seus conteúdos, quando eles forem produzidos no formato de vídeo, com percentuais que chegam próximos aos 100%.

CONTEÚDO DINÂMICO

Por mais atrativas que possam ser, as fotos e imagens são mídias estáticas, ou seja, acabam chamando menos a atenção. Nesse ponto o vídeo leva vantagem novamente, pois trata-se de um material mais dinâmico que alia imagem e áudio em um mesmo post. Com isso, quando utilizar recursos para produzir seus conteúdos em vídeo, você cria um destaque, ou seja, um formato que irá destacar o conteúdo de sua marca em meio aos posts de seus concorrentes, já que irá chamar mais a atenção das pessoas.

MOSTRE MAIS PRODUTOS

Diferente das fotos e imagens, produzir conteúdo em vídeo proporciona a possibilidade de, no mesmo material, mostrar diversos produtos, sem precisar criar várias postagens. Além disso, é possível trazer explicações mais detalhadas, com detalhes que podem fazer com que a audiência tenha interesse e efetue a compra.

CONTEÚDO HUMANIZADO

Quanto mais humanizado for um conteúdo no Instagram, melhor o algoritmo irá distribuir para a audiência. Mostrar pessoas falando através de vídeos é um grande recurso que pode contribuir para construir uma imagem mais humanizada e orgânica, tornando seu negócio cada vez mais próximo do público que consome seus conteúdos e compra seus produtos.

IGTV

O IGTV surgiu nos últimos anos como um dos novos recursos do Instagram. Com ele, agora é possível postar vídeos que tenham mais de 60 segundos de duração na plataforma. Além de proporcionar a possibilidade de deixar todos os vídeos organizados e separados por título, o IGTV permite reproduzir uma prévia de um minuto do conteúdo no feed. O melhor de tudo é que, talvez para estimular os usuários a utilizarem a (ainda) nova funcionalidade, o alcance dos vídeos postados no IGTV costuma ser ainda maior do que aqueles que ficam apenas no feed do Instagram.

Com o que foi colocado no texto, fica nítido que o vídeo aparece como uma excelente opção para se ter sucesso com conteúdos no Instagram. O melhor de tudo é que, com um bom smartphone, uma luz adequada e um microfone, qualquer pessoa pode produzir um vídeo que seja eficaz e gere ótimos resultados nas redes sociais, principalmente no Instagram.

INVESTIR EM ACESSIBILIDADE NO INSTAGRAM

Investir em acessibilidade digital permite que seus conteúdos e produtos também alcancem as pessoas com deficiência. Com isso, você pode aumentar o seu público e sua audiência online, podendo gerar oportunidades e conquistar novos clientes.

Além disso, transmitir a imagem de empresa com responsabilidade social influencia a conquista e fidelização de clientes. Afinal, muitos brasileiros consideram importante a participação social das organizações na hora de consumir bens e serviços.

Por fim, outra vantagem é prover conteúdo a pessoas que muitas vezes não tem acesso a ele. Criar acessibilidade no Instagram e até em outras plataformas é uma ótima contribuição social que seu negócio pode executar.

SAIBA MAIS

Acessibilidade no Instagram: você sabe como ter um perfil inclusivo?

3 dicas de acessibilidade para influenciadores no Instagram

Instagram lança função de acessibilidade; saiba usar o texto alternativo