A Toyota Motor Corporation anunciou, na última semana, o lançamento do seu novo Welwalk WW-2000, robô projetado para fornecer suporte de reabilitação para pessoas com paralisia de membros inferiores ocasionada por acidente vascular cerebral e outras diversas causas. Os pedidos para o novo modelo do robô já podem ser feitos a partir deste mês, com previsão de entrega para fevereiro de 2020.

O novo robô foi projetado para fornecer suporte de reabilitação para pessoas com paralisia de membros inferiores ocasionada por acidente vascular cerebral e outras diversas causas / Crédito: Divulgação Toyota

O Welwalk WW-2000 recebeu a atualização dos vários recursos de seu modelo anterior, o Welwalk WW-1000, lançado em 2017, utilizado para oferecer funções de apoio à reabilitação baseadas na teoria da aprendizagem motora e na facilidade de utilização em contextos clínicos. O novo dispositivo, especificamente, adiciona funções que exibem configurações de assistência em tempo real para melhorar a caminhada anormal, bem como uma função de jogo que ajuda a manter a motivação para que os pacientes continuem seus esforços de reabilitação.

A adoção dessas novas funções reduz a carga dos profissionais em comparação com o modelo anterior, ao mesmo tempo em que fornece treinamento de caminhada ainda mais eficiente aos pacientes.

O modelo anterior foi fornecido por meio de locação para instituições médicas, mas, por conta dos inúmeros pedidos das instituições de saúde e das avaliações de mercado, o Welwalk WW-2000 será disponibilizado para compra com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço oferecido pelo dispositivo. Além disso, a produção será implementada na fábrica de Motomachi, no Japão, com uma meta de vendas de 50 unidades por ano.

toyota_welwalk_ww_2000_b.jpgDe acordo com a visão de “liberdade de mobilidade para todos e a alegria da autoconfiança”, a Toyota desenvolve robôs de assistência à reabilitação em colaboração com a Fujita Health University e a Prefeitura de Aichi desde o final de 2007. Desde 2011, eles são usados na realização de testes-piloto em ambientes de assistência médica e pesquisa clínica em instituições médicas.

Em 2017, a Toyota iniciou o serviço de locação do Welwalk WW-1000, que foi o primeiro produto da marca a receber aprovação para uso médico. O dispositivo recebeu o prêmio de vencedor do 8º Robot Award* em 2018 e, até o momento, foi utilizado em aproximadamente 80 instituições médicas no Japão. Com o lançamento do Welwalk WW-2000, a Toyota espera levar a “alegria de andar com os próprios pés” a ainda mais pacientes.

Clique aqui para acessar o vídeo do novo Welwalk WW-2000 em funcionamento.

FONTE: http://www.mundodigital.net.br/index.php/destaque/12458-toyota-atualiza-robo-auxiliar-de-reabilitacao-e-lanca-welwalk-ww-2000