Imagem Internet/Ilustrativa
Ministério abre consulta pública sobre o VLibras - Link Digital

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) abriu uma consulta pública para saber a opinião da sociedade sobre o VLibras, um conjunto de ferramentas computacionais que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais (Libras).
 
A ferramenta foi criada com o objetivo de tornar computadores, celulares e plataformas web acessíveis para pessoas surdas e tem se tornado cada vez mais presentes nos sites para auxiliar na tradução da enorme quantidade de conteúdo que é postado diariamente na Internet.
 
Contudo, de acordo com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), é preciso garantir que essas ferramentas sejam capazes de fazer uma tradução adequada e seu uso não seja desvirtuado de seu objetivo principal. Diante disso, a SNDPD se reuniu com a Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, e propôs avaliar o material.
 
“Queremos trabalhar para que os sites do governo ofereçam o melhor da acessibilidade para as pessoas com deficiência e o primeiro passo é ouvir os usuários”, ressalta a titular da SNDPD, Priscilla Gaspar.
 
A consulta pública ficará aberta até o dia 30 de junho para entender como os usuários avaliam o VLibras e ouvir a opinião das pessoas surdas e demais interessados.
 
Você também pode gravar sua sugestão em Libras e enviar o link do vídeo por meio do formulário.
 
Fonte: www.gov.br