TEXTO PARA A AACD E O TELETON 2020

Capacitismo está como o racismo para os negros, assim como o machismo, e demais formas de preconceito e discriminação que tanto precisamos mudar em nossa sociedade.

Muitas vezes são comentários e pensamentos “inocentes” que perduram na cultura popular, sejam elas expressões, ideias preconceituosas que inferiorizam ou ainda atitudes inaceitáveis em pleno século XXI.

Por isso é muito importante que busquemos popularizar o termo, educar e informar, para que desconstruamos a visão da pessoa com deficiência como vítima, incapaz ou herói, ou ainda exemplo de superação apenas por existir, o que mascara apenas a concepção que se tem da pessoa como doente, sem autonomia, dependente, assexuada, menos apta ao emprego, ao relacionamento, aos estudos, esportes, etc.

É muito triste ser julgado como improdutivo, bom ou ruim, capaz ou não apenas pelos nossos corpos, cor da pele ou uma deficiência, ou quando se usa termos como especial e portadores para estabelecer uma conexão com palavras de sofrimento, tristeza, doença, compaixão, pena entre outros.

Somos todos preconceituosos em desconstrução, muitos desconhecem o termo ou a prática e agem de acordo as experiências de vida individuais ou ainda reproduzindo o que os demais ao seu redor fazem.

Assim, nós precisamos educar, informar, sem posturas agressivas e discussões vazias, mas sim agregar, mostrar pelo exemplo uma mudança de hábitos para que a sociedade seja de fato mais inclusiva.

Precisamos antes de tudo, como pessoa com deficiência, evoluir, entender que somos plurais, diversos e lutar pelo que é real, de nosso direito, por acessibilidade, por inclusão nas escolas, nas empresas, nos espaços culturais. Precisamos estudar, nos capacitar, buscar nossa independência e autonomia, e é por isso que eu sou fã da @AACDoficial e o trabalho magnífico que a mesma faz.

A AACD é referência em toda América Latina no tratamento de pessoas com deficiência
física e necessidades ortopédicas.
Nos últimos 10 anos foram mais de 10 milhões de atendimentos. Fora todas as cadeiras de
rodas e próteses que ela produz.
Mas, com a pandemia, o número de doadores diminuiu muito.

Para que não fechem unidades e os tratamentos não sejam interrompidos, eles precisam muito da nossa ajuda!

Então se você puder, doar R$ 5, 10, 15 reais… não importa o valor, mas juntos podemos
ajudar a garantir a continuidade do lindo trabalho que a AACD faz.
Eu já fiz a minha doação, e vocês, já fizeram?