Projeto Vestida de Sonho

Fazendo uma pesquisa pela história do vestido de noiva, essa é uma peça emblemática da nossa sociedade que virou símbolo de poder e mudança. Muito mais que um traje nupcial, o vestido de noiva está relacionado com cultura, religião, história da humanidade e faz parte do sonho de muitas mulheres.

Resumindo essa ampla pesquisa, nas culturas ocidentais, as noivas geralmente escolhem o vestido na cor branco, onde foi popularizado pela Rainha Vitória no século XIX. Nos países do oriente é comum as noivas escolherem o vermelho para simbolizar prosperidade.

Em qualquer momento dessa pesquisa, a noiva sempre vira o centro das atenções, não só pelo vestido, todos os detalhes são considerados, uma vez que o fator BELEZA vira o foco das atenções.

Na atualidade, as cerimônias de casamentos giram em torno da noiva pela curiosidade em saber:  o que vai vestir, vai entrar com qual tipo de buquê de flores,  como será o penteado e maquiagem. Já os editoriais de moda, sempre colocam as noivas com referência de beleza o que  desperta muito além do sonho de ir para o altar.

O vestido ideal valoriza o corpo em sua pluralidade e  mesmo sem querer, promove a mulher como referência de beleza, considerado por algumas mulheres muito mais valioso  que um título de MISS.  Exagero? Não.  Cada pessoa tem um sonho. Para poder realizar não existe preço ou comparação, apenas muita determinação.

No dia 21 de setembro é comemorado o dia nacional de luta das pessoas com deficiência, para não passar essa data em “branco”, foi idealizado o projeto vestido de noiva.

Em janeiro de 2021,  Valdireny Mira, presidente da ASADDEP, Associação de Aprendizagem e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência e Doença Rara de Paulínia, resolveu fazer a diferença na data em questão. Para colocar tudo em prática foi em busca de apoiadores e patrocinadores para que o evento pudesse acontecer.

A ASADDEP tem como objetivo principal  promover o protagonismo da pessoa com deficiência e doença rara na sociedade, além de ajudar as mulheres associadas no empoderamento feminino, trabalhando questões relacionadas à autoestima e o amor próprio.

O projeto  ganhou o nome de “Vestida de Sonho”. Foi criado para que mulheres com diferentes tipos de deficiência se vestissem e se arrumassem de noiva, além de promover a conscientização no mercado de casamento sobre esse público específico, levando reflexões a lojas de vestidos, espaços de casamento e outros fornecedores.

As cinco mulheres participantes foram: Valdireny de Mira da Silva, 48 anos, doença rara Osteogênese imperfeita (osso de vidro), Maria Nilza Joaquim, 67 anos, sequelas de poliomielite usuária de cadeiras de rodas para locomoção, Maria Cleuza Barbosa Dos Santos Araújo, 50 anos, doença Rara Escleodemia Linear, Esclerose Sistêmica que causa atrofia nos membros, Gabrielli Carbolin da Silva, 27 anos, sequela de doença rara Osteogênese imperfeita e Tânia Mariana Machaon, 35 anos, deficiência visual.

 O projeto contou com o trabalho voluntário das maquiadoras: Emylle, Laysla Gabrielly Alves Mosquiar, Fernanda Piekarzevicz e Raquel Lins Dos Santos Paulino, das cabeleireiras  Marilu Malony e Sheila Cristina Braga Tosta, da assessora de eventos  Ana Carolina Bonachela, da estilista Amanda Almeida Domingos Feliciano e da fotógrafa Kica de Castro.

O cenário da produção foi a Chácara Patropi na cidade de Paulínia, interior de São Paulo.

Além das voluntárias já mencionadas acima, o evento teve o apoio de alguns patrocinadores:  Hotel Vitória Paulínia, Like a Dream, Amanda Trajes Finos, vereador Cícero Brito e a secretária Rita Coelho.

O dia foi marcado pela conscientização de luta da pessoa com deficiência, realização de um sonho em comum, solidariedade e pelo trabalho em equipe.

” Ser noiva é sonhar com o vestido o tempo todo”!!! – Gabrielli Carbolin da Silva

“Ser noiva é sorrir mesmo quando o corpo quer transbordar em choro. Um dia inesquecível”. – Maria Cleuza Barbosa Dos Santos Araújo

“Ser noiva é vestir de branco aquele sonho escondido bem lá no fundo da alma.!!!” – Maria Nilza Joaquim

“Ser noiva é uma experiência marcante e inesquecível.” – Tânia Mariana Machaon

“Ser noiva é realizar um sonho. Se ver vestida de felicidade em um dia único.”  – Valdireny Mira

” Ao olhar para uma noiva repare em todos os detalhes, principalmente, no sonho de chegar aquele momento.” – Kica de Castro

 Kica de Castro – publicitária e fotógrafa. Desde 2007 tem uma agência de modelos para profissionais com algum tipo de deficiência. Apresentadora do programa Viver Eficiente – instagram @vivereficiente