Quantas vezes tu já foi supervalorizado por fazer o que os outros fazem, e às vezes até melhor, somente por ser uma pessoa com deficiência. Quantas vezes já disseram que você é um exemplo de superação por fazer o básico, o necessário, o simples. Estranho, né?

Então, o que parece um elogio é apenas a ação do capacitismo, que sutilmente, nos supervaloriza ou nos inutiliza somente por ser uma pessoa com deficiência.

;

E a dica aqui é nunca responda um ato de capacitismo com grosseria, pois muitas vezes a pessoa nem sabe o que é capacitismo. Converse, explique, acolha e ajude a pessoa a mudar esse comportamento. Ao ser agressivo você apenas reforça sentimentos ruins e incentiva a pessoa a seguir sendo capacitista.

E por falar em preconceito quando você combate preconceito com outro preconceito, você está apenas dando razão à aqueles que tem em ações preconceituosas sua razão.

;

E por falar em exemplo de superação. Ele pode ser positivo? Sim! Mas somente, quando se dá a pessoa com deficiência todas as condições de acesso, permanência e crescimento, e a partir disso, ela faz ainda mais do que poderia ou esperavam dela. Caso contrário, é capacitismo.

A quebra do preconceito, seja ele qual for, depende de nós, mas ao mesmo tempo é incrível a quantidade de pessoas com e sem Deficiência que preferem negar ou negligenciar os diversos capacitismos cotidianos. A negligência ou negação alimenta o preconceito, encoraja o preconceituoso e naturaliza a prática. Quebrar os ciclos de preconceitos é fundamental para uma sociedade mais inclusiva e diversa. Vamos juntos?

;

E a diferença está nas decisões que tomamos, pois com uma decisão incluímos a todos, alimentamos a todos, abrigamos a todos, tornamos a vida de todos digna. Por que isso ainda não aconteceu? Por que se tomou a decisão de não fazer.

Então que a nossa decisão seja incluir, seja respeitar, seja acreditar na diversidade. Esse é o primeiro passo para transformarmos a realidade.

 

 

Adquira meu livro:

Sentado Tu é Normal e Outras Crônicas